Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Mesmo condenado, Lula lidera pesquisa; sem ele, Bolsonaro aparece na ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 28523, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":28523}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Mesmo condenado, Lula lidera pesquisa; sem ele, Bolsonaro aparece na frente

Congresso em Foco

31/1/2018 | Atualizado às 8:31

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_317877" align="aligncenter" width="580" caption="Condenação não tirou intenção de votos de Lula. Bolsonaro lidera sem o ex-presidente na disputa, mas parou de crescer, aponta Datafolha"][/caption]   A primeira pesquisa realizada após a condenação do ex-presidente Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) mostra que ele ainda lidera todas as simulações na disputa presidencial. Segundo o Datafolha, o petista aparece na primeira colocação, com percentual que varia de 34% a 37%. Quando Lula, que está ameaçado pela Lei da Ficha Limpa, é excluído do levantamento, quem lidera é o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com 18% das intenções de voto. Atrás de Bolsonaro vêm Marina Silva (Rede), com 13%, Ciro Gomes (PDT), com 10%, Geraldo Alckmin (PSDB) e Luciano Huck (sem partido), ambos com 8%. A pesquisa indica que Bolsonaro parou de crescer e oscilou negativamente em todos os cenários apresentados em comparação com a pesquisa anterior, feita em novembro.
<< Veja os números da pesquisa Datafolha
Em um eventual segundo turno, Lula venceria todos os adversários. Contra Alckmin, por 49% a 30%; contra Bolsonaro, por 49% a 32%, e contra Marina, por 47% a 32%. Bolsonaro perderia para Marina (42% a 32%).O governador de São Paulo patina na pesquisa. Ele tem de 6% a 11% das intenções de voto. Também aparece atrás, mas empatado tecnicamente, em um eventual segundo turno com Ciro Gomes (PDT) - 34% a 32%. Possível alternativa a Alckmin, o prefeito de São Paulo, João Doria, figura com, no máximo, 5% das intenções de voto. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTC), têm apenas um 1% cada.
<< Por unanimidade, Lula tem pena ampliada para 12 anos de prisão
Marina e Ciro Segundo o Datafolha, a saída de Lula da disputa favorece principalmente Marina e Ciro Gomes. Na comparação de cenários com e sem a participação do ex-presidente, a ex-senadora passa de 8% para 13%, enquanto o ex-governador do Ceará cresce de 6% para 10%. Alckmin e Huck oscilam de 6% para 8%. Cotado como principal alternativa do PT caso Lula fique fora da disputa, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner pontua com apenas 2% das intenções de voto. Nos cenários em que Lula não é candidato, o percentual dos que dizem não saber em quem votar ou que votariam em branco ou nulo sobe de 16% para 28%. Tentativa de censura Jair Bolsonaro tentou impedir a divulgação da pesquisa Datafolha. O deputado recorreu ao TSE  com a intenção de barrar a publicação do resultado. Bolsonaro queixa-se sobretudo de uma questão a respeito de seu patrimônio. "Você tomou conhecimento sobre denúncias envolvendo o aumento do patrimônio da família do deputado Jair Bolsonaro desde o início da sua carreira política?", perguntou o Datafolha.
<< Bolsonaro e filhos acumulam pelo menos R$ 15 milhões em patrimônio imobiliário
A defesa de Bolsonaro alega que a questão atribuiu a ele "a pecha de denunciado por enriquecimento ilícito, de forma manifestamente difamatória". O texto afirma que ele nunca foi denunciado por acréscimo de patrimônio. "Os questionamentos apresentados se revelam tendenciosos, com nítido objetivo de manipular não apenas o eleitor consultado, mas também aqueles que do seu conteúdo tiverem conhecimento", afirma a representação protocolada no TSE pelos advogados do deputado. Segundo o Datafolha, o questionamento sobre o patrimônio de Bolsonaro foi feito após as perguntas sobre intenção de voto, sendo, portanto, impossível ter exercido alguma influência no resultado obtido em relação à corrida presidencial.
<< Veja os números da pesquisa Datafolha
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures ficha limpa Lula ficha suja Bolsonaro corrupção Marina Silva Fernando Collor Jair Bolsonaro ciro gomes Michel Temer Geraldo Alckmin Datafolha Henrique Meirelles Rodrigo Maia Luciano Huck Marina Alckmin eleições 2018 João Doria Pesquisa Datafolha condenação de Lula

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Direitos Humanos

CDH aprova proteção para mulheres vítimas de violência política

SENADO FEDERAL

Senadoras reagem a ataques contra Marina: "Não vai ter convocação"

DITADURA MILITAR

Lula condecora Eunice Paiva postumamente com Ordem do Rio Branco

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Segurança Pública

Senado aprova PEC que inclui guardas e agentes na segurança pública

2

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Piso salarial para dentistas e médicos avança na Câmara

3

SEGURANÇA PÚBLICA

PF desmonta grupo de extermínio com militares; políticos eram alvo

4

Serviço Público

Senado aprova reajuste e novas carreiras para servidores federais

5

TENTATIVA DE GOLPE

Quem é a ex-primeira-dama que pode ser condenada pelo 8 de janeiro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES