Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Agora é oficial: PIB cai 3,6% e país tem a pior recessão de todos os ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Agora é oficial: PIB cai 3,6% e país tem a pior recessão de todos os tempos

Congresso em Foco

7/3/2017 | Atualizado às 10:23

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

[caption id="attachment_285315" align="aligncenter" width="614" caption="Queda mais acentuada foi registrada na agropecuária: recuo de 6,6%"][fotografo]ABr[/fotografo][/caption]

 

A economia brasileira encolheu pelo segundo ano consecutivo. A queda foi de 3,6% em 2016, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2015, o recuo havia sido de 3,8%. O resultado confirma a maior recessão da história do Brasil, iniciada há oito trimestres, desde que o IBGE começou a série histórica, em 1948. No acumulado, a economia do país derreteu apenas 7,4% nos últimos dois anos.

Todas as atividades econômicas registraram queda. No último trimestre, de acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas do país, diminuiu 0,9% em relação ao trimestre anterior. Houve recuo na agropecuária (-6,6%), na indústria (-3,8%) e nos serviços (-2,7%). O PIB totalizou R$ 6,26 trilhões em 2016, ano em que o país teve dois presidentes: Dilma e Michel Temer. A última vez que o PIB registrou algum crescimento foi em 2015, quando o índice ficou em 0,5%.

O percentual de encolhimento no ano passado está dentro da previsão do mercado, que aposta numa estabilização da economia em 2017. O otimismo se deve à queda da inflação e ao processo de redução da taxa básica de juros, em outubro do ano passado. Nos últimos cinco meses, o Banco Central reduziu a Selic de 14,25% para 12,25%.

Veja o que diz o IBGE:

"Em 2016, o PIB sofreu contração de 3,6% em relação a 2015. Essa queda resultou do recuo de 3,1% do valor adicionado a preços básicos e da contração de 6,4% nos impostos sobre produtos líquidos de subsídios. O resultado do valor adicionado refletiu o desempenho das três atividades que o compõem: agropecuária (-6,6%), indústria (-3,8%) e serviços (-2,7%).

O PIB per capita teve queda de 4,4% em termos reais, alcançando R$ 30.407. O PIB per capita é definido como a divisão do valor corrente do PIB pela população residente no meio do ano. O decréscimo da agropecuária em 2016 (-6,6%) decorreu, principalmente, do desempenho da agricultura. Na indústria, o destaque positivo foi o desempenho da atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, que cresceu 4,7% em relação a 2015. A indústria de transformação teve queda de 5,2% no ano. A construção sofreu contração de 5,2%, enquanto que a extrativa mineral acumulou recuo de 2,9%, influenciada pela queda da extração de minérios ferrosos. Dentre as atividades que compõem os serviços, transporte, armazenagem e correio sofreu queda de 7,1%, seguida por comércio (-6,3%), outros serviços (-3,1%), serviços de informação (-3,0%) e intermediação financeira e seguros (-2,8%). As atividades imobiliárias variaram positivamente em 0,2%, enquanto que a administração, saúde e educação públicas (-0,1%) ficou praticamente estável em relação ao ano anterior. Na análise da despesa, pelo terceiro ano seguido houve contração da FBCF (-10,2%). Este recuo é justificado pela queda da produção interna e da importação de bens de capital, sendo influenciado ainda pelo recuo da construção. A despesa de consumo das famílias caiu 4,2% em relação ao ano anterior (quando havia caído 3,9%), explicado pelo deterioração dos indicadores de juros, crédito, emprego e renda ao longo de todo o ano de 2016. A despesa do consumo do governo, por sua vez, caiu 0,6%, ante uma queda de 1,1% em 2015. Já no setor externo, as exportações de bens e serviços cresceram 1,9%, enquanto que as importações de bens e serviços caíram 10,3%." Mais sobre economia brasileira
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures IBGE Crise econômica PIB economia brasileira economia agropecuária recessão crise brasileira

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Fórum dos Brics

Brics seguirá com crescimento em ritmo superior, afirma Lula

Economia

Lira não vê conflito com governo: "Momento de dar um passo para trás"

EMPRÉSTIMO BANCÁRIO

Crédito consignado: o que muda nas regras aprovadas pelo Congresso

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Entrevista exclusiva

Hugo Motta nega ruptura e diz que Congresso tem ajudado o governo

2

Governo

Lula indica candidatura em 2026 e nega crise com Congresso

3

CRISE ENTRE PODERES

Lindbergh: decisão de Moraes sobre IOF ameaça saúde e educação

4

JUSTIÇA

Seria uma "inaceitável covardia" o STF se omitir sobre IOF, diz Moraes

5

ELEIÇÕES 2026

Cláudio Castro defende Bolsonaro e ataca Lula: "Jogou tudo no chão"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES