Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/6/2016 | Atualizado às 19:31
 
[fotografo]Luis Macedo/Agência Câmara[/fotografo][/caption]Deputados do PSDB que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf) apresentaram nesta quinta-feira (23) representação junto ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedindo a "imediata instauração de inquérito para apuração da eventual prática de crime de concussão" por parlamentares do colegiado. O crime é caracterizado pela obtenção de vantagem indevida por agente público.
De acordo com a denúncia, deputados estariam procurando empresários e negociando vantagens para impedir a convocação deles pela CPI. "A evidência desse comportamento nefasto e criminoso tem que ser apurada, até mesmo para que a sociedade saiba se, de fato, existem parlamentares transformando esse imprescindível mecanismo de investigação da Câmara em instrumento para constranger pessoas e exigir vantagem indevida a pretexto de protegê-las", diz trecho da representação do PSDB.
O documento é assinado pelo coordenador da bancada tucana na comissão, Carlos Sampaio (SP), e se baseia em denúncia feita pelo vice-presidente da CPI, Hildo Rocha (PMDB-MA), que relatou "a existência de práticas extorsivas por parte de parlamentares que integram a comissão, que foi criada para apurar a prática de crimes envolvendo o Carf".
Os membros do PSDB também dizem que é "inadmissível que, mesmo após as investigações realizadas pela Operação Lava Jato, que estão passando o Brasil a limpo, ainda tenhamos que conviver com criminosos que, travestidos de parlamentares, utilizam de seus cargos para achacarem e enriquecerem".
 
* Com informações da Agência Brasil
Mais sobre CPI do Carf
Mais sobre Legislativo em criseTags
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime