Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado pede diálogo com caminhoneiros e pode convocar sessão amanhã

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado pede diálogo com caminhoneiros e pode convocar sessão amanhã

Congresso em Foco

24/5/2018 21:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Eunício teve de voltar para Brasília às pressas para se reunir com líderes do Senado. O cearense se disse

Eunício teve de voltar para Brasília às pressas para se reunir com líderes do Senado. O cearense se disse "surpreso" com a aprovação relâmpago da reoneração na Câmara
[caption id="attachment_306739" align="aligncenter" width="580" caption="Eunício teve de voltar para Brasília às pressas para se reunir com líderes do Senado. O cearense se disse "surpreso" com a aprovação relâmpago da reoneração na Câmara"][fotografo]Marcelo Camargo / Agência Brasil[/fotografo][/caption]  Os líderes de partidos do Senado se reúnem para buscar uma solução consensual entre governo, parlamentares e os caminhoneiros que bloqueiam as principais rodovias do país há quatro dias. As lideranças começaram a reunião por volta das 20h desta quinta-feira (24). A preocupação com o agravamento de uma crise de desabastecimento fez com que os senadores retornassem às pressas a Brasília para participar do colégio de líderes, que se reúne normalmente às terças-feiras para definir a pauta de votações do Senado.
<< Caminhoneiros têm reforço de transportadoras contra alta do diesel. Governo não consegue acordo
Entre os parlamentares que já haviam deixado a capital estava o próprio presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE). Ele havia viajado de volta a seu estado na manhã desta quinta, mas teve de voltar e convocar a reunião, que estava prevista para as 19h. Logo após o início do encontro do colegiado, Eunício Oliveira (MDB-CE), deixou o Senado para se encontrar com com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e lideranças dos caminhoneiros no Palácio do Planalto. A intenção é negociar uma saída com os manifestantes, para evitar aprovar novamente um projeto que não seja satisfatório para o movimento nem cause problemas para a situação fiscal do país. Eunício fez um apelo em nome de um acordo entre as lideranças dos caminhoneiros e o presidente Michel Temer. "Eu não estou preocupado com o projeto, se vai ser votado agora, mais tarde ou amanhã. Quero um entendimento [para solucionar] uma crise que aflige todos os brasileiros", afirmou, referindo-se à proposta que retira benefícios fiscais de alguns setores da economia e, ao mesmo tempo, estabelece alíquota zero para o PIS/Pasep e o Cofins que incide sobre o óleo diesel. A matéria foi aprovada no fim da noite de ontem (23) pela Câmara dos Deputados, mas é alvo de divergências sobre os números do impacto que a isenção dos tributos causará aos cofres da União. Sessão extraordinária Já o vice-presidente da Casa, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), disse que há condições de os senadores se reunirem em uma sessão extraordinária nesta sexta-feira (25) às 11h, dia atípico para ocorrer votações. Falando em "inércia" do governo em entender a dimensão do problema, o senador afirmou que o projeto da reoneração foi votado de "improviso" pelos deputados. De acordo com o parlamentar, que fez ligações para os senadores durante a tarde de hoje, 45 dos 81 senadores já confirmaram presença para uma possível sessão amanhã. Na avaliação de Cássio Cunha Lima, é possível que os senadores façam um acordo de líderes e agilizem a votação da proposta, mesmo com a pauta trancada por quatro medidas provisórias. A definição de um consenso sobre a manutenção ou não do texto da Câmara, porém, ainda não está tomada. Eunício Oliveira concorda com as críticas. Ele se disse surpreso com a aprovação da matéria e afirmou que o momento não é de buscar "protagonismo".
<< Câmara aprova reoneração da folha com isenção de PIS/Cofins no diesel
Com informações da Agência Brasil
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures economia brasileira economia Eunício Oliveira reunião Rodrigo Maia caminhoneiros paralisação

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Economia

Copom mantém a taxa Selic em 15% ao ano

BALANÇO DO TRIMESTRE

Desemprego fica abaixo de 6% pela primeira vez no Brasil, aponta IBGE

TARIFAÇO DE TRUMP

Haddad sobre tarifas dos EUA: "Estamos longe do ponto de chegada"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES