Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/10/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 17:32
Além do desejo de Bolsonaro em agradar Trump, a implantação da nova tecnologia também envolve grandes interesses comerciais.
A expectativa é que nosso país poderá receber cerca de R$ 300 bilhões em investimentos nos próximos dez anos a partir do leilão do 5G.
Isso representa um incremento anual de 0,4% no Produto Interno Bruto (PIB).
O Governo Federal já tem todas as informações necessárias para realizar a licitação.
Neste momento, o papel do Congresso é fundamental para evitar direcionamentos, fiscalizando o edital das bandas, para garantir que a escolha se dará por critérios técnicos.
Conveniências políticas e econômicas não podem impedir o Brasil de ter acesso à melhor equação e o cidadão de receber o melhor serviço na ponta.
Outro desafio no processo do 5G é evitar atrasos na implantação - após o leilão que já está atrasado - e garantir a cobertura que acabou não acontecendo no 4G.
É preciso ir além da cobertura de fibra ótica para assegurar internet de qualidade, inclusive nas escolas públicas.
Ainda é fundamental que a Anatel estabeleça contrapartidas para as empresas vencedoras do edital. Haverá pagamento para outorga? Haverá a obrigatoriedade da distribuição de rede para regiões mais carentes?
Para finalizar, vou citar aqui dois livros (A Quarta Revolução Industrial, de Klaus Schwab; e Homo Deus: uma breve história do amanhã, de Yuval Noah Harari) onde os autores manifestam, muito assertivamente, a preocupação com a criação de uma "elite tecnológica" que pode dominar e subjugar os excluídos que não tiveram acesso a tecnologias de ponta.
Vale a reflexão!
*Gustavo Fruet é deputado federal pelo PDT no Paraná.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].
> Leia mais textos do autor.

Tags
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos