Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Artigos >
  3. E a prevenção? | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Saúde mental

E a prevenção?

Só com dados, pesquisa séria e políticas estruturadas sairemos da lógica de tratar efeitos e ignorar as causas.

Pedro Valls Feu Rosa

Pedro Valls Feu Rosa

25/11/2025 12:00

A-A+
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Dia desses meditava sobre o quão importante é a prevenção - invariavelmente apresenta-se infinitamente mais barata e menos dolorosa que lidar com o problema que surgirá caso ela não seja adotada.

Curiosamente, no entanto, a humanidade quase sempre prefere tratar dos efeitos e relegar a um segundo plano a eliminação das causas. É assim que, em pleno século XXI, penosamente tratamos de muitas doenças que poderiam ser evitadas com saneamento básico. Ou transformamos nossas cidades em fortalezas medievais ao invés de discutirmos, cientificamente, sobre como evitar-se a formação de um criminoso.

Pensemos, agora, à luz desta verdade tão simples, sobre os suicídios. Eles ferem o indivíduo e a sociedade como um todo. Talvez sejam, arrisco dizer, o mal deste início de milênio. Paradoxalmente, no entanto, pouco fazemos para estudá-lo e preveni-lo!

Não se fale na necessária instalação de redes ou barreiras físicas em lugares altos - já estaremos, com elas, tratando dos efeitos, e de forma profundamente triste. Deveríamos ir além, estudando os diversos fatores que podem contribuir para um suicídio - e a partir deles buscarmos um mapeamento estatístico acurado deste quadro.

Investigar contextos, registrar casos e entender fatores de risco é condição básica para evitar novas perdas.

Investigar contextos, registrar casos e entender fatores de risco é condição básica para evitar novas perdas.Freepik

O problema é tão complexo quanto sério. Na China e no Japão o suicídio é a maior causa de morte de jovens - pelo planeta afora a quarta maior causa. Nos EUA suicídios tiram mais vidas que homicídios.

Trata-se de um quadro superior às fronteiras - seja em sociedades ricas e avançadas ou pobres e atrasadas, salvo pequenas flutuações, os índices encontrados serão praticamente os mesmos.

Diante da perplexidade causada há quem diga ser a maior culpada a desestruturação das famílias. Outros culpam as baixas oportunidades de socialização que a vida moderna oferece. Há quem aponte o dedo para a falta de oportunidades em uma sociedade a cada dia mais consumista e injusta. Ou seria a falta de espiritualidade e de valores?

Eu não tenho conhecimento técnico para diagnosticar um quadro desses - só o que sei é que ele tem que ser estudado cientificamente. Que tal, assim, tornarmos regra a coleta e descrição técnica das circunstâncias que envolveram cada suicídio ou tentativa de suicídio? Que tal, em seguida, consolidarmos um sistema de dados que nos possibilite compreender o problema e efetivamente preveni-lo?


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

prevenção saúde mental

Temas

Saúde
ARTIGOS MAIS LIDOS
1

João Marcos de Melo e Luciana Dytz

A democracia quebrada na porta da Defensoria

2

Allan Titonelli Nunes

A defesa da Constituição tem sido uma marca do ministro Jorge Messias

3

Raymundo Paraná

O que a mente não sabe os olhos não veem

4

Gustavo Buttes e Maria Celina Rodrigues

Diplomacia valorizada, Brasil fortalecido

5

Henrique Alves da Rocha

Lula reduziu o Exército a um coadjuvante tímido e sem relevância

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES