Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Miriam Moura
Miriam Moura
9/11/2017 | Atualizado às 18:36
[fotografo]Reprodução[/fotografo][/caption]No Rio, até o dia 26 de novembro acontece o festival para consagrar o Gin, novo queridinho da coquetelaria no Brasil. O rótulo tema do 1o Circuito Carioca do Gim é sabor de verão carioca e bebidinhas autorais podem ser testadas em 23 bares, botequins e restaurantes de diversos bairros. O Gin é uma bebida destilada a base de ervas e misturada ao zimbro. Existe desde o século XVII, e teria surgido através de uma receita para ser vendida como um produto medicinal.
Em 2018 vamos ter também muitas bebidas artesanais, snacks saudáveis e sabores picantes e apimentados. Junto com chips de frutas desidratadas, caponatas de legumes e tortas integrais, as pessoas vão também abusar de pimentas variadas, como a biquinho, pimenta-do-reino, malagueta, dedo-de-moça e tabasco. Mas o tempero pode ser reforçado ainda com o gengibre, raiz forte, açafrão e páprica.
Os antenados nas grandes tendências da gastronomia revelam que também teremos a volta dos carboidratos, mas com inovações nas massas e pães. Coquetéis sem álcool (sober scene) devem desfilar em bandejas de festas, junto com as bebidas artesanais (craft spirits).
Há também outros itens com viés de alta, como a maturação de carnes, agora com a técnica aplicada para frangos, peixes e manteiga. Na gastronomia funcional, vem aí o "nootropics", um tipo de comida que promete tornar as pessoas mais inteligentes, ou aprimorar funções cerebrais.
Sabe o que mais? Comida imaginária! Sim, isso mesmo: "faux food", quando parece uma coisa mas é outra. São imitações criativas de carnes que confundem nossos sentidos.
Vem muita novidade por aí!
<< Do mesmo autor: Brasília ganha novos endereços culinários
Tags
Temas
Judiciário
Cultura e sociedade
Clima e energia