Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 109047, "context": "{\"positioncode\":\"UF_Leitura_Noticias_Cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":109047,\"uri\":\"ce\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Movimentação à direita
Congresso em Foco
2/6/2025 | Atualizado às 12:35
A recente passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por Fortaleza, motivada pela participação no 2º Seminário Nacional de Comunicação do Partido Liberal, agitou o cenário político cearense, com reflexos nas articulações para a disputa pelo governo do Estado em 2026.
Um dos momentos centrais da visita foi o encontro confirmado entre Bolsonaro e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, que recentemente anunciou sua desfiliação do PDT. Esse movimento, visto como uma guinada à direita, é considerado um passo inicial em uma aproximação de Roberto com o Partido Liberal e o grupo bolsonarista.
O encontro entre os dois, ocorrido em um hotel em Fortaleza, foi intermediado pelo deputado federal André Fernandes (PL). Ele defendeu a aproximação, destacando o apoio de Roberto Cláudio à sua campanha no segundo turno das eleições municipais passadas, afirmando que ele foi o "primeiro a vestir a camisa da campanha". Segundo Fernandes, essa interação marca o início de uma "paquera" de Roberto Cláudio com o PL.
O presidente do PL Ceará, Carmelo Neto, classificou o encontro como "excepcional", mencionando que a conversa durou cerca de uma hora e contou com a participação de André Fernandes e do senador Rogério Marinho (PL/RN). Essa articulação posiciona Roberto Cláudio como um nome cogitado na oposição para disputar o Governo do Ceará em 2026, em busca de montar uma chapa "capaz de derrotar o PT".
Relação com Ciro Gomes
Outro ponto de destaque durante a visita de Bolsonaro foi a discussão sobre a aproximação do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com o PL no Ceará. Questionado sobre o assunto, Bolsonaro indicou que a questão deveria ser tratada com André Fernandes ("Conversa com o André aí").
Embora Ciro e Bolsonaro tenham sido adversários no passado, há movimentações de Ciro ensaiando uma aproximação com o grupo de oposição no Estado após romper com a ala do irmão e senador Cid Gomes (PSB) e do governador Elmano de Freitas (PT).
Dentro do PL, porém, não há consenso sobre o apoio a uma eventual candidatura de Ciro ao governo, com o senador Rogério Marinho apontando "diferenças muito claras" com o ex-presidenciável, embora não vete nomes, mas veja "dificuldades naturais" na convergência. Em contrapartida, o deputado federal Dr. Jaziel (PL) vê Ciro como alguém inclinado ao projeto da oposição, útil para evitar que o PT permaneça no governo, e o considera o nome mais competitivo para enfrentar Elmano de Freitas.
Estilo Bolsonaro
Durante a estadia, Bolsonaro também proferiu críticas ao Poder Judiciário, declarando: Nós não tememos as acusações. O problema é quem vai nos julgar, supondo uma parcialidade dos magistrados. Ele afirmou acreditar ser alvo de perseguições sem precedentes no País, listando acusações que teriam sido direcionadas a ele, como os atos do 8 de janeiro.
O ex-presidente também destacou a influência da tecnologia em sua eleição em 2018, criticou a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e defendeu a liberdade, afirmando que a esquerda, "com alguns associados", estaria buscando "arrancar essa liberdade".
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "articlekey": 109047, "context": "{\"articlekey\":109047,\"uri\":\"ce\"}" }
Repercussão nas redes
Escondidos na Rocinha
Chefes de facção teriam interferido em eleição no Interior do Ceará
Seminário de Comunicação
Em Fortaleza, Bolsonaro lidera ato do PL e mira eleição de 2026
Crise em família
Ciro Gomes diz que irmão Cid é "cúmplice de tragédia" no Ceará
Pnad Contínua 2024
Com mais de 800 mil analfabetos, Ceará tem 4ª maior taxa do Brasil