Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 109608, "viewed": [], "context": "{\"positioncode\":\"UF_Leitura_Noticias_Cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":109608,\"originalarticlekey\":\"109608\",\"uri\":\"ce\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Membros do CadÚnico
Congresso em Foco
23/6/2025 | Atualizado às 10:46
O Governo do Ceará vai disponibilizar um programa para que pessoas não alfabetizadas ou com dificuldade de escrita e leitura possam se preparar para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A preparação ficará a cargo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e da Secretaria da Educação (Seduc) e tem como público-alvo pessoas adultas e cadastradas no Programa Bolsa Família.
O projeto foi aprovado na última semana pela Assembleia Legislativa do Estado e vai se chamar ABCDetran. A iniciativa busca proporcionar mais oportunidades para aqueles que, apesar de já dirigirem, não conseguem tirar a CNH por não saberem ler ou escrever. O Detran considera que a iniciativa também vai contribuir para um trânsito mais seguro.
O Estado já conta com um programa chamado "CNH Popular", que beneficia pessoas de baixa renda. Nesses casos, o governo banca os custos para que os beneficiários do Bolsa Família consigam tirar a habilitação.
Segundo o governo do Estado do Ceará, até agora, o CNH Popular já concedeu 183 mil habilitações gratuitas a cidadãos cearenses. O novo programa vai capacitar pessoas com dificuldade de leitura e escrita para que possam entrar no "CNH Popular".
Em 2022, um projeto-piloto do ABCDetran foi implementado no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, beneficiando 12 pessoas com a aquisição gratuita da CNH na categoria A. Agora, ele ganha dimensão estadual.
Como funciona o programa?
O funcionamento do ABCDetran envolve uma capacitação inicial de 81 horas/aula, focada em letramento e educação para o trânsito, com o uso de conteúdo digital e acompanhamento de monitores. A Seduc será responsável por capacitar e remunerar os professores que ministrarão as aulas.
Após essa fase, os alunos são encaminhados aos Centros de Formação de Condutores para as aulas práticas e, posteriormente, realizam o exame prático na sede do Detran-CE. Similar ao CNH Popular, os candidatos selecionados, que devem ser beneficiários do Programa Bolsa Família, estarão isentos de qualquer custo durante todo o processo de habilitação.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "articlekey": 109608, "viewed": [ "109608" ], "context": "{\"articlekey\":109608,\"originalarticlekey\":\"109608\",\"uri\":\"ce\"}" }
Repercussão nas redes
Escondidos na Rocinha
Chefes de facção teriam interferido em eleição no Interior do Ceará
Pnad Contínua 2024
Com mais de 800 mil analfabetos, Ceará tem 4ª maior taxa do Brasil
Seminário de Comunicação
Em Fortaleza, Bolsonaro lidera ato do PL e mira eleição de 2026
Justiça Eleitoral
Investigado e preso, prefeito do Interior do Ceará tem mandato cassado