Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Marina toma posse: "Política ambiental está no mais alto nível de ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 10537, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":10537}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Novo governo

Marina toma posse: "Política ambiental está no mais alto nível de prioridade do governo"

Ministra terá como missão recuperar uma das áreas mais atingidas pelo desmonte do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Congresso em Foco

4/1/2023 | Atualizado às 21:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Marina Silva toma posse como ministra do Meio Ambiente. Foto: Reprodução/vídeo

Marina Silva toma posse como ministra do Meio Ambiente. Foto: Reprodução/vídeo
A deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) reassumiu, nesta quarta-feira (4), o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, pasta que comandou entre 2003 e 2008. Em seu discurso de posse, Marina afirmou que a "política ambiental brasileira está no mais alto nível de prioridade do governo". No novo governo, o MMA aumentou de nome e passará a contemplar as mudanças climáticas, que se tornaram uma das maiores preocupações do planeta, com o aquecimento global. "Esse aumento nominal tem uma razão que não é retórica. Queremos destacar aquele que é talvez o maior desafio global vivido pela humanidade atualmente. Pessoas, ecossistemas, se mostram cada vez menos resistentes. E como sempre, os mais pobres são os mais afetados", explicou a ministra. Segundo a ministra, o último governo foi marcado por um verdadeiro esvaziamento das funções do ministério, que foram repassadas para outros órgãos. "Boiadas passaram num lugar onde deveriam passar apenas políticas de proteção ambiental. O estrago não foi maior porque a sociedade, servidores públicos e alguns parlamentares se colocaram à frente desse processo de desmonte", destacou. Marina anunciou a criação da Secretaria Extraordinária de Combate ao Desmatamento. Segundo a ministra, os últimos anos foram marcados pelo "desmatamento descontrolado" e pelas "terras indígenas e unidades de conservação à mercê do crime ambiental" e a maior marca do trabalho da nova secretaria será quando sua função não for mais necessária e não houver mais desmatamento no país. A expectativa para a posse da ministra era tão grande que a cerimônia foi transferida do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para o Palácio do Planalto. Ainda assim, a quantidade de convidados e interessados em assistir superou as expectativas, e o cerimonial do Planalto precisou instalar um telão do lado de fora do palácio para que os presentes pudessem acompanhar a solenidade. Marina chegou ao Palácio do Planalto acompanhada do vice-presidente Geraldo Alckmin e da primeira-dama, mulher do presidente Lula, Janja da Silva.

Alvo do desmonte

A nova ministra terá como missão recuperar uma das áreas mais atingidas pelo desmonte do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na gestão Bolsonaro, quase todos os índices da área atingiram patamares preocupantes, como o desmatamento na Amazônia. O ex-ministro Ricardo Salles chegou a afirmar, durante a pandemia, que seria a hora de "deixar passar a boiada" com a intenção de afrouxar regras de preservação ambiental. Além ter sido ministra do Meio Ambiente, Marina foi senadora do Acre, entre os anos de 1995 e 2011 e disputou, em três ocasiões, a Presidência da República. Em 2010 pelo PV, em 2014, pelo PSB, e em 2018, pela Rede. A solenidade também foi prestigiada pelos ministros da Casa Civil, Rui Costa; das Mulheres, Cida Gonçalves; o presidente do Senado Federal em exercício, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB); a neta do ambientalista Chico Mendes, Angélica Mendes; e lideranças indígenas. Rui Costa garantiu que a Presidência da República atuará para que o "o meio ambiente seja visto de forma transversal em todos os ministérios". O ministro também assegurou que o MMA atuará nas etapas de todos os projetos do governo, desde a concepção, para assegurar que todos estejam de acordo com o desenvolvimento sustentável e proteção ambiental. Acompanhe a cerimônia ao vivo:
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Marina Silva vídeo ministério do meio ambiente Novo governo

Temas

Governo Notícia

LEIA MAIS

Direitos Humanos

CDH aprova proteção para mulheres vítimas de violência política

SENADO FEDERAL

Senadoras reagem a ataques contra Marina: "Não vai ter convocação"

DITADURA MILITAR

Lula condecora Eunice Paiva postumamente com Ordem do Rio Branco

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Segurança Pública

Senado aprova PEC que inclui guardas e agentes na segurança pública

2

SEGURANÇA PÚBLICA

Senado vota PEC que inclui guardas e agentes na Constiuição; entenda

3

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Piso salarial para dentistas e médicos avança na Câmara

4

SEGURANÇA PÚBLICA

PF desmonta grupo de extermínio com militares; políticos eram alvo

5

Serviço Público

Senado aprova reajuste e novas carreiras para servidores federais

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES