Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula perde um em cada três de seus eleitores, revela Ipec

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

POPULARIDADE EM QUEDA

Lula perde um em cada três de seus eleitores, revela Ipec

Percentual de brasileiros contrários à reeleição de Lula saltou de 57% para 62%. Principal motivo: insatisfação com o desempenho do governo

Congresso em Foco

15/2/2025 | Atualizado às 14:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lula perde apoio entre pobres e nordestinos, seu eleitorado mais fielMarcelo Camargo/ABr
Pesquisa Ipec divulgada pelo UOL aponta queda na popularidade do presidente Lula, principalmente entre seus eleitores mais leais. O percentual de brasileiros contrários à sua reeleição em 2026 subiu de 57% para 62%. Significativamente, 32% dos que votaram em Lula em 2022 agora se opõem a uma nova candidatura - um aumento de oito pontos percentuais desde novembro de 2024. Os dados foram publicados na coluna de José Roberto de Toledo.

Lula perde apoio entre pobres e nordestinos, seu eleitorado mais fiel

Os principais motivos para a rejeição à reeleição, segundo os entrevistados, são: desempenho insatisfatório (36%), acusações de corrupção (20%), idade avançada (17%), consideração de que já teve sua chance (11%), e falta de confiança (9%). A soma dos motivos relacionados ao desempenho do governo atinge 50% das respostas. A percepção de "mau desempenho" cresceu de 27% para 36% desde novembro, sendo mais forte entre eleitores de Bolsonaro (39% vs 27% dos lulistas). Este aumento foi mais acentuado entre os próprios eleitores de Lula (11 pontos) do que entre os de Bolsonaro (9 pontos).

Outro fator importante é o desgaste da imagem do presidente e a busca por renovação (39%), englobando idade e saúde (17%), a ideia de que já teve sua oportunidade (11%), a necessidade de renovação (7%), e promessas anteriores de não se candidatar novamente (3%). Embora a preocupação com a saúde de Lula tenha diminuído desde novembro, o foco da mídia em preços de alimentos e a desinformação sobre a taxação do Pix impactaram negativamente sua popularidade.

A queda de apoio é mais evidente entre os eleitores de baixa renda e no Nordeste. Entre aqueles que ganham um salário mínimo, a maioria (52%) agora se opõe à reeleição de Lula, uma inversão em relação a três meses atrás. No Nordeste, o apoio caiu de 56% para 48%, quase empatando com os 49% contrários à reeleição. O aumento da insatisfação com o desempenho do governo como motivo para a rejeição cresceu dez pontos percentuais na região. A pesquisa foi realizada de forma presencial, em âmbito nacional.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 106252, "context": "{\"articlekey\":106252}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

BATALHA NO CONGRESSO

Nikolas ameaça Alcolumbre; é possível afastar presidente do Congresso?

2

CONGRESSO

Foro privilegiado: o que é e por que bolsonaristas querem derrubá-lo

3

AÇÃO E REAÇÃO

Dino reage a ameaças da embaixada dos EUA e cobra respeito à soberania

4

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Itamaraty convoca diplomata dos EUA por novas ameaças ao STF

5

MEIO AMBIENTE

Presidente Lula veta 63 trechos do PL do Licenciamento Ambiental

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES