Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 106702, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":106702}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
GOVERNO
Congresso em Foco
5/3/2025 14:26
A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta quinta-feira (6) para discutir medidas voltadas à redução dos preços dos alimentos no Brasil. O encontro será coordenado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e contará com a participação dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e representantes do Ministério da Fazenda.
A informação foi publicada na coluna do jornalista Valdo Cruz, do portal G1.
A alta nos preços dos alimentos tem sido uma das principais preocupações do governo, pois impacta diretamente a popularidade do presidente. Para lidar com o problema, Alckmin avaliará propostas apresentadas na semana anterior por setores como produtores rurais e supermercados. Após essa análise técnica, Lula deve se reunir com sua equipe para definir quais medidas podem ser adotadas para conter a alta dos preços.
Entre as alternativas discutidas, produtores e varejistas apontaram ações que podem aliviar os custos dos alimentos no curto prazo. No entanto, eles ressaltaram que uma redução mais expressiva nos preços deve ocorrer com a colheita da nova safra agrícola a partir de março. Além disso, representantes do setor rural se posicionaram contra a ideia de estabelecer cotas de exportação para produtos como carne e soja, alegando que a medida prejudicaria a balança comercial e pressionaria o câmbio.
O governo agora analisa quais medidas são viáveis e podem trazer impacto imediato no custo dos alimentos. A expectativa é que, após a reunião desta quinta-feira, sejam definidos os próximos passos para mitigar o problema e apresentar respostas à população.
LEIA MAIS
Relações Exteriores
Lula rebate postagem de Trump: "Dê palpite na sua vida, não na nossa"
Relações Exteriores
Gleisi reage à postagem de Trump em defesa de Bolsonaro: "Equivocado"
Eleições partidárias
AGENDA DA SEMANA
{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Noticias\"}" }