Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Eu não sobreviveria na cadeia", diz Zambelli após condenação no STF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

JUDICIÁRIO

"Eu não sobreviveria na cadeia", diz Zambelli após condenação no STF

Deputada afirma ser vítima de injustiça e promete recorrer de pena de 10 anos por invasão ao sistema do CNJ.

Congresso em Foco

15/5/2025 17:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) declarou nesta quarta-feira (15) que não resistiria a uma eventual prisão, após ser condenada a 10 anos de reclusão por envolvimento em ataques aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para inserir documentos falsos. Em entrevista coletiva, Zambelli negou participação no caso, culpou o hacker Walter Delgatti Neto e informou que vai recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Eu não me vejo capaz de ser cuidada da forma como eu tenho que ser cuidada", disse, referindo-se a problemas de saúde. "Meus médicos são unânimes em dizer que eu não sobreviveria na cadeia".

Parlamentar diz sofrer de problemas graves de saúde e nega participação no ataque hacker.

Parlamentar diz sofrer de problemas graves de saúde e nega participação no ataque hacker.Nino Cirenza/Ato Press/Folhapress

A condenação foi unânime entre os ministros da 1ª Turma do STF. Zambelli foi considerada culpada pelos crimes de invasão qualificada de dispositivo informático e falsidade ideológica. Segundo o relator, ministro Alexandre de Moraes, a parlamentar "arregimentou o executor dos delitos, Walter Delgatti, mediante promessa de benefícios, com o objetivo de gerar ambiente de desmoralização da Justiça Brasileira".

Na coletiva, Zambelli criticou a modalidade do julgamento: "É absolutamente inaceitável que o julgamento tenha sido procedido de forma virtual", pontuou seu advogado. Para a defesa, isso cerceou o direito ao contraditório.

A parlamentar, no entanto, reiterou que não houve ligação entre ela e os crimes, e questionou a credibilidade de Delgatti: "O hacker Walter Delgatti deu seis versões diferentes. A própria Polícia Federal o classificou como mitômano".

Zambelli alega sofrer de síndrome de Ehlers-Danlos e síndrome de taquicardia postural ortostática, além de ter passado por cirurgia no coração. Também ressaltou ser vítima de depressão: "Quando a depressão pega de vez, é complicado".

A parlamentar disse ter sido alvo de perseguição por suas posições políticas. "Quando Lula ganha eleição, eu sou a primeira a dizer que faria oposição ferrenha ao governo. E aí eu ganho dez anos de prisão por uma prova que não existe", protestou. Também afirmou que a condenação foi acelerada: "A gente apresentou a defesa dia 7 de abril. No dia 9 de maio já foi o julgamento. Estão acelerando bastante, no meu caso".

Segundo ela, "mais de 200 parlamentares" teriam manifestado apoio em conversas privadas, e há articulação para apresentar na Câmara um pedido de suspensão da ação penal. "O processo ainda não acabou, (...) vamos continuar lutando".

Apesar da condenação e do risco de inelegibilidade, Zambelli demonstrou intenção de seguir na política: "Eu gostaria de participar da política, acho que ainda tenho muito a contribuir".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Carla Zambelli Walter Delgatti Neto câmara dos deputados STF

Temas

Judiciário Congresso

LEIA MAIS

GRUPO DE TRABALHO

Reforma administrativa: Câmara debate com acadêmicos e juristas

JUSTIÇA

Mendonça diz que STF tomou espaço do Congresso ao decidir sobre redes

ECONOMIA

Após derrota no IOF, governo fez liberação recorde de emendas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EXCLUSIVO

Centrão articula Nikolas Ferreira para relatoria da CPI do INSS

2

TENSÃO ENTRE VIZINHOS

Lula assume Mercosul na Argentina e enfrenta desafio com Milei

3

Governo

Lula assina decreto para reduzir agrotóxicos na agricultura

4

SEGURANÇA PÚBLICA

PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais

5

RIVALIDADE

De "corrupto" a "dinossauro idiota": as caneladas entre Lula e Milei

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES