Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Eu não sobreviveria na cadeia", diz Zambelli após condenação no STF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

JUDICIÁRIO

"Eu não sobreviveria na cadeia", diz Zambelli após condenação no STF

Deputada afirma ser vítima de injustiça e promete recorrer de pena de 10 anos por invasão ao sistema do CNJ.

Congresso em Foco

15/5/2025 17:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) declarou nesta quarta-feira (15) que não resistiria a uma eventual prisão, após ser condenada a 10 anos de reclusão por envolvimento em ataques aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para inserir documentos falsos. Em entrevista coletiva, Zambelli negou participação no caso, culpou o hacker Walter Delgatti Neto e informou que vai recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Eu não me vejo capaz de ser cuidada da forma como eu tenho que ser cuidada", disse, referindo-se a problemas de saúde. "Meus médicos são unânimes em dizer que eu não sobreviveria na cadeia".

Parlamentar diz sofrer de problemas graves de saúde e nega participação no ataque hacker.

Parlamentar diz sofrer de problemas graves de saúde e nega participação no ataque hacker.Nino Cirenza/Ato Press/Folhapress

A condenação foi unânime entre os ministros da 1ª Turma do STF. Zambelli foi considerada culpada pelos crimes de invasão qualificada de dispositivo informático e falsidade ideológica. Segundo o relator, ministro Alexandre de Moraes, a parlamentar "arregimentou o executor dos delitos, Walter Delgatti, mediante promessa de benefícios, com o objetivo de gerar ambiente de desmoralização da Justiça Brasileira".

Na coletiva, Zambelli criticou a modalidade do julgamento: "É absolutamente inaceitável que o julgamento tenha sido procedido de forma virtual", pontuou seu advogado. Para a defesa, isso cerceou o direito ao contraditório.

A parlamentar, no entanto, reiterou que não houve ligação entre ela e os crimes, e questionou a credibilidade de Delgatti: "O hacker Walter Delgatti deu seis versões diferentes. A própria Polícia Federal o classificou como mitômano".

Zambelli alega sofrer de síndrome de Ehlers-Danlos e síndrome de taquicardia postural ortostática, além de ter passado por cirurgia no coração. Também ressaltou ser vítima de depressão: "Quando a depressão pega de vez, é complicado".

A parlamentar disse ter sido alvo de perseguição por suas posições políticas. "Quando Lula ganha eleição, eu sou a primeira a dizer que faria oposição ferrenha ao governo. E aí eu ganho dez anos de prisão por uma prova que não existe", protestou. Também afirmou que a condenação foi acelerada: "A gente apresentou a defesa dia 7 de abril. No dia 9 de maio já foi o julgamento. Estão acelerando bastante, no meu caso".

Segundo ela, "mais de 200 parlamentares" teriam manifestado apoio em conversas privadas, e há articulação para apresentar na Câmara um pedido de suspensão da ação penal. "O processo ainda não acabou, (...) vamos continuar lutando".

Apesar da condenação e do risco de inelegibilidade, Zambelli demonstrou intenção de seguir na política: "Eu gostaria de participar da política, acho que ainda tenho muito a contribuir".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Carla Zambelli Walter Delgatti Neto câmara dos deputados STF

Temas

Judiciário Congresso

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Câmara pauta urgência para projeto que pune participantes de motins

SENADO

Comissão de segurança endurece regras para redução de penas

Nova deliberação

Câmara cria comissão para analisar isenção de IPVA em veículos antigos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUDICIÁRIO

Dino veda ações de estados e municípios em tribunais estrangeiros

2

JUDICIÁRIO

Decisão de Dino pode proteger Moraes contra sanções dos EUA; entenda

3

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo

4

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Veja quem integra o júri do maior prêmio da política brasileira

5

Parceria Comercial

Lula sobre China: "Maior parceiro comercial do país"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES