Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Após escândalo do INSS, avaliação de Lula estaciona em patamar crítico

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PESQUISA QUAEST

Após escândalo do INSS, avaliação de Lula estaciona em patamar crítico

Avaliação negativa atinge 43%, pior índice do mandato, mostra pesquisa Genial/Quaest. Para 61% dos entrevistados, país está na direção errada.

Congresso em Foco

4/6/2025 | Atualizado às 12:25

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Maior parte dos entrevistados que tomaram conhecimento do escândalo do INSS atribuem responsabilidade pelos desvios ao governo Lula.

Maior parte dos entrevistados que tomaram conhecimento do escândalo do INSS atribuem responsabilidade pelos desvios ao governo Lula.Mateus Bonomi/AGIF/Folhapress

A popularidade do presidente Lula (PT) segue em um patamar crítico, mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (4). Segundo o levantamento, 57% dos brasileiros desaprovam o governo, enquanto 40% aprovam uma oscilação dentro da margem de erro em relação à rodada de março (56% de desaprovação e 41% de aprovação).

A avaliação negativa da gestão atinge agora 43%, o pior índice desde o início do atual mandato. Já 26% consideram a administração positiva, e 28% avaliam como regular. Apenas 3% não souberam ou não responderam.

Veja a íntegra da pesquisa

A pesquisa, que ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 29 de maio e 1º de junho, é a primeira realizada após o escândalo de fraudes no INSS, revelado em abril.

O caso, que envolveu descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas, teve ampla repercussão: 82% dos entrevistados disseram estar cientes do episódio. Para 31%, o principal responsável pelo esquema é o próprio governo Lula; 14% apontaram o INSS, e 8%, o governo anterior, de Jair Bolsonaro.

Variação da aprovação ao terceiro governo Lula.

Variação da aprovação ao terceiro governo Lula.Reprodução/Quaest

Evangélicos

A desaprovação ao governo é especialmente alta no Sudeste, onde chega a 64%, e entre eleitores evangélicos, alcançando 66%. Esses segmentos são considerados decisivos para qualquer cenário eleitoral em 2026.

Outro dado preocupante para o Planalto é a percepção sobre os rumos do país: 61% dos entrevistados acham que o Brasil está na direção errada, contra 32% que acreditam no caminho certo. Em março, os índices eram de 56% e 36%, respectivamente.

Comparações e economia

A disputa narrativa com o governo anterior segue acirrada. Para 44% dos entrevistados, a gestão Lula é pior do que a de Bolsonaro, enquanto 40% consideram o oposto.

Apesar do quadro geral desfavorável, houve certo alívio na percepção da economia. O percentual dos que acham que a situação econômica piorou nos últimos 12 meses caiu de 56% para 48%. Também recuou a sensação de alta de preços: de 88% para 79% nos supermercados e de 70% para 54% no caso dos combustíveis.

Com a troca de comando na Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o governo apostava em uma virada na popularidade ao longo do primeiro semestre de 2025. Até agora, o movimento não se concretizou: a desaprovação subiu sete pontos desde o início do ano, enquanto a aprovação recuou na mesma medida. "O governo está perdendo tempo", resume o cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest.

1/ Pesquisa Genial/Quaest mostra que a desaprovação do Governo Lula segue alta e chega a 57% em maio/25. A aprovação está em 40%, o menor nível da série histórica.

?? Desaprovação 57% (+1)
?? Aprovação 40% (-1)

Segue o fio... pic.twitter.com/iZEaLtCERl

— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) June 4, 2025

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos, corretora financeira do banco Genial.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Felipe Nunes pesquisas INSS Quaest corrupção Lula

Temas

Governo

LEIA MAIS

GOVERNO

MST se queixa de demora em reforma agrária, ministério rebate

JUSTIÇA

Em 2018, Lula também foi proibido pelo STF de dar entrevistas

EUA x Brasil

Bullying de Trump contra Brasil sai pela culatra, diz Washington Post

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUSTIÇA

Em 2018, Lula também foi proibido pelo STF de dar entrevistas

2

EUA x Brasil

Bullying de Trump contra Brasil sai pela culatra, diz Washington Post

3

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Contrariando Hugo Motta, comissão se reúne e aprova moção a Bolsonaro

4

Redes sociais

Cenário de Eduardo Bolsonaro tem bandeira, miniatura de fuzil e bíblia

5

MUNDO

Epstein Files: a crise doméstica que assombra o governo Trump

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES