Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputados do Psol e do Novo ficam no final da fila de emendas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

EMENDAS PARLAMENTARES

Deputados do Psol e do Novo ficam no final da fila de emendas individuais

Até agora, só 7% das emendas individuais dos deputados dos dois partidos foram empenhadas. Média da Câmara é de 25%.

Congresso em Foco

11/7/2025 | Atualizado 14/7/2025 às 10:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os deputados do Psol e do Novo, partidos de orientações políticas opostas, estão esperando mais tempo que a média para ver suas emendas parlamentares individuais irem adiante. É o que mostra um levantamento do Congresso em Foco a partir de dados do Siop (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento), consultados na última quarta-feira (9):

  • Os deputados dos dois partidos tiveram, até agora, só 7% das suas emendas individuais empenhadas (momento que o recurso é reservado para o fim que o parlamentar definiu). Na Câmara, a taxa geral é de 25%.
  • A liquidação das emendas também tem andado mais devagar para parlamentares dos dois partidos: 1% para o Novo, menor taxa da Casa, e 2% para o Psol, pontuação igualada apenas pelo partido Cidadania. Essa etapa corresponde ao momento que o bem ou serviço pedido pelo deputado já foi contratado.

As emendas parlamentares são, na prática, pedaços do Orçamento do governo federal que têm seus destinos definidos pelos parlamentares - um deputado pode usar uma emenda para, por exemplo, adquirir equipamento para um hospital ou realizar uma obra pública na sua cidade. É uma forma dos deputados e senadores direcionarem dinheiro para as cidades onde foram mais votados, ou negociar apoio político de prefeitos ou líderes regionais.

Leia Mais

Na metade do ano, governo só empenhou 18% das emendas individuais

O levantamento do Congresso em Foco considerou um tipo específico de emenda, que são as emendas individuais. São aquelas a que todos os deputados têm direito; cada um pode direcionar R$ 37 milhões do Orçamento para onde achar melhor.

As emendas individuais são impositivas, o que significa que o governo é obrigado a pagá-las ainda em 2025. Mas não há regra definida sobre a ordem que os bens e serviços são adquiridos; ainda que seja só por burocracia, alguns parlamentares acabam ficando na frente dos outros na fila. Qualquer que seja o motivo, os parlamentares do Psol e do Novo estão ficando mais para o final.

Visões inversas

Os parlamentares Talíria Petrone e Marcel van Hattem, respectivamente líderes do Psol e do Novo na Câmara: legendas de orientações políticas opostas têm sido as menos contempladas no empenho das emendas individuais.

Os parlamentares Talíria Petrone e Marcel van Hattem, respectivamente líderes do Psol e do Novo na Câmara: legendas de orientações políticas opostas têm sido as menos contempladas no empenho das emendas individuais.Fotos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Psol e Novo são legendas de orientações políticas opostas: o primeiro, que costuma ser considerado como partido da base do governo, está mais à esquerda em relação a Lula e defende pautas que considera de interesse do trabalhador e minorias. Já o Novo, uma das legendas da direita no Congresso, assume um discurso de defesa do livre mercado e, junto ao PL, faz oposição firme ao Planalto.

Hoje, o Psol tem 13 deputados na Câmara. O Novo, cinco.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

emendas individuais emendas parlamentares Psol novo câmara dos deputados

Temas

Governo Congresso

LEIA MAIS

Combustíveis

Pastor Gil defende aviso 7 dias antes de reajuste em postos

Congresso

Deputado propõe que agosto seja Mês Nacional da Família Cristã

ELEIÇÕES

Eduardo Bolsonaro confirma interesse em disputar ao Planalto em 2026

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Regularização Fundiária

Câmara aprova prorrogação do prazo para regularizar imóveis rurais

2

MEMÓRIAS DA DITADURA

46 anos da Lei da Anistia: sessão do Congresso teve vaias e socos

3

JUDICIÁRIO

Anistia a réus de 8 de janeiro tende a ser derrubada no STF, entenda

4

VÍDEO

Rubinho Nunes ameaça dar voz de prisão a youtuber durante CPI

5

Judiciário

Suspensão de leis estaduais e planos de saúde estão na pauta do STF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES