Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputados do Psol e do Novo ficam no final da fila de emendas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

EMENDAS PARLAMENTARES

Deputados do Psol e do Novo ficam no final da fila de emendas individuais

Até agora, só 7% das emendas individuais dos deputados dos dois partidos foram empenhadas. Média da Câmara é de 25%.

Congresso em Foco

11/7/2025 8:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os deputados do Psol e do Novo, partidos de orientações políticas opostas, estão esperando mais tempo que a média para ver suas emendas parlamentares individuais irem adiante. É o que mostra um levantamento do Congresso em Foco a partir de dados do Siop (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento), consultados na última quarta-feira (9):

  • Os deputados dos dois partidos tiveram, até agora, só 7% das suas emendas individuais empenhadas (momento que o recurso é reservado para o fim que o parlamentar definiu). Na Câmara, a taxa geral é de 25%.
  • A liquidação das emendas também tem andado mais devagar para parlamentares dos dois partidos: 1% para o Novo, menor taxa da Casa, e 2% para o Psol, pontuação igualada apenas pelo partido Cidadania. Essa etapa corresponde ao momento que o bem ou serviço pedido pelo deputado já foi contratado.

As emendas parlamentares são, na prática, pedaços do Orçamento do governo federal que têm seus destinos definidos pelos parlamentares - um deputado pode usar uma emenda para, por exemplo, adquirir equipamento para um hospital ou realizar uma obra pública na sua cidade. É uma forma dos deputados e senadores direcionarem dinheiro para as cidades onde foram mais votados, ou negociar apoio político de prefeitos ou líderes regionais.

Leia Mais

Na metade do ano, governo só empenhou 18% das emendas individuais

O levantamento do Congresso em Foco considerou um tipo específico de emenda, que são as emendas individuais. São aquelas a que todos os deputados têm direito; cada um pode direcionar R$ 37 milhões do Orçamento para onde achar melhor.

As emendas individuais são impositivas, o que significa que o governo é obrigado a pagá-las ainda em 2025. Mas não há regra definida sobre a ordem que os bens e serviços são adquiridos; ainda que seja só por burocracia, alguns parlamentares acabam ficando na frente dos outros na fila. Qualquer que seja o motivo, os parlamentares do Psol e do Novo estão ficando mais para o final.

Visões inversas

Os parlamentares Talíria Petrone e Marcel van Hattem, respectivamente líderes do Psol e do Novo na Câmara: legendas de orientações políticas opostas têm sido as menos contempladas no empenho das emendas individuais.

Os parlamentares Talíria Petrone e Marcel van Hattem, respectivamente líderes do Psol e do Novo na Câmara: legendas de orientações políticas opostas têm sido as menos contempladas no empenho das emendas individuais.Fotos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Psol e Novo são legendas de orientações políticas opostas: o primeiro, que costuma ser considerado como partido da base do governo, está mais à esquerda em relação a Lula e defende pautas que considera de interesse do trabalhador e minorias. Já o Novo, uma das legendas da direita no Congresso, assume um discurso de defesa do livre mercado e, junto ao PL, faz oposição firme ao Planalto.

Hoje, o Psol tem 13 deputados na Câmara. O Novo, quatro.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

emendas individuais emendas parlamentares Psol novo câmara dos deputados

Temas

Governo Congresso

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

Taxação: Hugo Motta reafirma disposição da Casa para agir com firmeza

Governo

Lula acusa Eduardo Bolsonaro de articular taxação de 50% dos EUA

ESTADOS UNIDOS

Trump diz que falará com Lula "em algum momento" sobre tarifas de 50%

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Veja quais deputados votaram a favor da moção de louvor a Trump

2

Negociação

Tarcísio pediu ao STF aval para Bolsonaro viajar e negociar com Trump

3

EUA

Em live, Eduardo Bolsonaro incentiva empresários a investir nos EUA

4

RELAÇÕES EXTERIORES

Lula publica artigo pelo multilateralismo em 9 jornais internacionais

5

ARTICULAÇÃO

Com articulação de JHC, Lula escolhe alagoana Marluce Caldas para STJ

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES