Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Espírito Santo cria comitê para acompanhar tarifa dos Estados Unidos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Guerra comercial

Espírito Santo cria comitê para acompanhar tarifa dos Estados Unidos

Conforme o governo estadual, o Espírito Santo será o segundo estado mais afetado caso a taxação de 50% dos EUA a produtos brasileiros seja implementada em 1º de agosto.

Congresso em Foco

22/7/2025 16:17

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou nesta terça-feira (22) a criação de um comitê no Estado para acompanhar os impactos diretos das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Sob coordenação do vice-governador (PSDB), o grupo de trabalho terá participação das secretarias estaduais e de instituições capixabas.

"Vamos criar esse comitê para analisar todas as decisões e medidas adotadas pelo Governo Federal em resposta às tarifas impostas pelo governo norte-americano. Será importante também para a gente conversar com os setores afetados com o objetivo de proteger as suas atividades no Espírito Santo, bem como dos empregos gerados e a ação dos empreendedores", explica o governador.

Segundo Renato Casagrande, serão analisados os efeitos das tarifas sobre a economia do Estado. Ele aponta ainda a possibilidade de adotar medidas para conter despesas. O impacto tarifário da taxação de 50% anunciada pelo presidente americano Donald Trump preocupa o setor produtivo do Espírito Santo.

Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.Governo/ES

Conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Estado será o segundo mais afetado por essas tarifas, com 28,5% de suas exportações direcionadas aos Estados Unidos, ficando atrás apenas do Ceará, que possui 44,9% de suas exportações destinadas para esse mercado. Os principais itens exportados pelo Espírito Santo são: rochas ornamentais, aço, papel e celulose, além de produtos do agro como café, frutas, gengibre e macadâmia.

"O tarifaço imposto é muito ruim para o Brasil, para os brasileiros e muito ruim especialmente ao Espírito Santo. Somos uma das economias mais dependentes do comércio exterior, com um grau de abertura que é o dobro da média dos estados brasileiros. Estamos constituindo esse grupo de trabalho para estarmos bem próximos aos segmentos produtivos, para entender com precisão e clareza esse impacto e definir as medidas que poderemos adotar para mitigar efeitos", observa o vice-governador e coordenador do comitê.

Ricardo Ferraço defende ainda a união entre o governo e o setor privado a fim de identificar alternativas para estancar os efeitos econômicos da tarifa. "Sobretudo na manutenção dos empregos e das oportunidades que todos esses segmentos geram para economia do Espírito Santo. Segmentos que são grandes recolhedores de impostos e que contribuem e muito para financiar as nossas políticas sociais", destaca.

Além de ouvir os setores afetados, por meio de diálogo aberto com o setor produtivo atingido pela taxação anunciada para 1º de agosto,será avaliado como essas medidas influenciam a economia do governo estadual e das prefeituras. Por essa razão, avalia-se também a implementação de ações preventivas.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Espírito Santo tarifa dos EUA Renato Casagrande Donald Trump tarifa

Temas

País

LEIA MAIS

Tarifaço

Eduardo Bolsonaro admite que tarifa foi discutida com governo dos EUA

INFORMAÇÂO PRIVILEGIADA

Moraes manda investigar operações com dólar antes do tarifaço de Trump

Tarifaço

Alckmin se reúne com big techs para discutir tarifas de Trump

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Isenção Tributária

Câmara realiza audiência sobre fim do imposto de importação até US$ 50

2

Relações EUA-Brasil

Bolsonaro é "página virada" para Trump, diz ex-embaixador dos EUA

3

Trabalho Digno

Entenda o Plano Nacional de Trabalho Digno LGBTQIA+

4

Ética e Religião

Deputado quer criminalizar associação de líderes espirituais a bancos

5

Câmara dos Deputados

Júlia Zanatta propõe punição por denúncias falsas na Maria da Penha

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES