Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DE VOLTA AOS TRABALHOS
Congresso em Foco
3/8/2025 18:00
De volta aos trabalhos após um recesso informal, a Câmara dos Deputados inicia, a partir de terça-feira (5), uma semana de votações com impacto direto nas áreas de previdência, Justiça militar e formação profissional de jovens. Os parlamentares não entraram em recesso formal porque não votaram o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), passo exigido pela Constituição.
A volta se dá em cenário político conturbado, com as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a taxação, em 50%, sobre os produtos brasileiros, em retaliação ao processo sobre a trama golpista que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Um dos principais itens na pauta da semana é a Medida Provisória 1.296/2025, que cria o Programa de Gerenciamento de Benefícios no âmbito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Departamento de Perícia Médica Federal. A MP já foi aprovada em comissão mista e tramita em regime de urgência. O texto precisa ser votado antes de 12 de agosto, quando perde a validade.
Assédio sexual nas Forças Armadas
Outro destaque da semana é o Projeto de Lei 582/2015, de autoria do ex-deputado e ex-senador Major Olimpio (já falecido), que propõe a tipificação do crime de assédio sexual no Código Penal Militar. A proposta teve requerimento de urgência já aprovado e conta com pareceres favoráveis das comissões de Defesa, Segurança Pública e Constituição e Justiça. O texto será debatido com prioridade no plenário.
Estatuto do Aprendiz
Também pode ser votado o PL 6.461/2019, que institui o Estatuto do Aprendiz. O texto, relatado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO), visa consolidar e modernizar a legislação referente à aprendizagem profissional no país. A proposta reúne diversos projetos apensados e poderá redefinir as regras sobre formação e inserção de jovens no mercado de trabalho.
Votações começam na terça-feira
As deliberações começarão em sessão extraordinária presencial marcada para terça-feira (5), às 13h55. Além dos projetos listados, estão na pauta requerimentos de urgência e possíveis novas proposições a serem incluídas pelos líderes partidários ao longo da semana. Sessões extraordinárias também estão previstas para quarta (6) e quinta-feira (7), nos mesmos moldes.
Sessões solenes e homenagens no plenário
Paralelamente à agenda legislativa, a Câmara realiza sessões solenes ao longo da semana:
Terça-feira (5)
9h: Sessão em homenagem ao Dia Nacional do Vigilante.
11h: Sessão conjunta do Congresso em comemoração aos 90 anos de "A Voz do Brasil".
Quarta-feira (6)
Duas sessões solenes celebram os 20 anos do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (9h) e os 20 anos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (11h).
Quinta-feira (7)
14h: Homenagem à IV Marcha das Mulheres Indígenas.
Também na quarta, o Congresso recebe, em sessão conjunta, a abertura da II Cúpula Parlamentar de Mudança Climática e Transição Justa da América Latina e do Caribe, com foco nos preparativos da COP30 e em temas de justiça climática.
A sexta-feira (8) não terá sessões no plenário da Câmara, segundo a Secretaria-Geral da Mesa.
LEIA MAIS
CRIME NO MEIO MILITAR
Câmara aprova inclusão de assédio sexual no Código Penal Militar
Reajuste Militar
Senado aprova reajuste de soldo para militares das Forças Armadas
JÚRI DE JORNALISTAS
Conheça o time de jornalistas que vota no Prêmio Congresso em Foco
Ocupação da Câmara
Medida Provisória
Motta endossa pacote de apoio a empresas impactadas por tarifas