Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
RELAÇÕES EXTERIORES
Congresso em Foco
18/8/2025 16:39
Em entrevista ao jornal americano The Washington Post publicada nesta segunda-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atribuiu ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a culpa pelo agravamento das relações entre Brasil e Estados Unidos. Ele também declarou que não vai recuar no julgamento da ação penal que tramita contra o pai do parlamentar, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde março, onde busca impor sanções contra autoridades brasileiras envolvidas no julgamento do ex-presidente. Nesse meio tempo, o governo americano revogou os vistos de ministros da Suprema Corte, impôs o pacote tarifário de 50% sobre produtos brasileiros e aplicou a Moraes as penalidades previstas na Lei Magnitsky, que vedam relações comerciais com empresas ou cidadãos americanos.
A justificativa do governo americano para as punições consiste em uma alegação de "caça às bruxas" de Moraes a Bolsonaro. Moraes avalia que Eduardo teria repassado "falsas narrativas" à Casa Branca, e que estas "acabaram envenenando a relação" entre os países. "Falsas narrativas apoiadas por desinformação e espalhadas por essas pessoas na mídia social", apontou.
De acordo com Moraes, a solução para normalizar o relacionamento Brasil-EUA seria "esclarecer" o que está acontecendo. A seu ver, é isso "o que o Brasil está fazendo".
"Nem um milímetro"
Alexandre de Moraes também foi questionado sobre se as sanções americanas podem levá-lo a recuar na condução das investigações e no julgamento de Bolsonaro, no que ele respondeu que "não há a menor possibilidade de recuar nem um milímetro".
"Nós vamos fazer o que é certo: vamos receber a acusação, analisar as evidências e quem tiver que ser condenado, será condenado, e quem tiver de ser absolvido, será absolvido. (...) Enquanto houver necessidade, as investigações devem continuar", disse.
"Dobrar a aposta"
Em suas redes sociais, Eduardo Bolsonaro comentou sobre as falas de Moraes na entrevista. "Moraes desafiou Trump em jornal americano. Em nossos planos, há dois preceitos: Lula vai continuar falando bobagem, e Moraes vai sempre dobrar a aposta, porque ele é um psicopata", disse em inglês.
LEIA MAIS
JUSTIÇA ELEITORAL
LEVANTAMENTO EXCLUSIVO
Tarifaço é rejeitado e só 44% o ligam a Bolsonaro, diz pesquisa
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Veja quem integra o júri do maior prêmio da política brasileira