Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
RELAÇÕES EXTERIORES
Congresso em Foco
18/8/2025 16:39
Em entrevista ao jornal americano The Washington Post publicada nesta segunda-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atribuiu ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a culpa pelo agravamento das relações entre Brasil e Estados Unidos. Ele também declarou que não vai recuar no julgamento da ação penal que tramita contra o pai do parlamentar, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde março, onde busca impor sanções contra autoridades brasileiras envolvidas no julgamento do ex-presidente. Nesse meio tempo, o governo americano revogou os vistos de ministros da Suprema Corte, impôs o pacote tarifário de 50% sobre produtos brasileiros e aplicou a Moraes as penalidades previstas na Lei Magnitsky, que vedam relações comerciais com empresas ou cidadãos americanos.
A justificativa do governo americano para as punições consiste em uma alegação de "caça às bruxas" de Moraes a Bolsonaro. Moraes avalia que Eduardo teria repassado "falsas narrativas" à Casa Branca, e que estas "acabaram envenenando a relação" entre os países. "Falsas narrativas apoiadas por desinformação e espalhadas por essas pessoas na mídia social", apontou.
De acordo com Moraes, a solução para normalizar o relacionamento Brasil-EUA seria "esclarecer" o que está acontecendo. A seu ver, é isso "o que o Brasil está fazendo".
"Nem um milímetro"
Alexandre de Moraes também foi questionado sobre se as sanções americanas podem levá-lo a recuar na condução das investigações e no julgamento de Bolsonaro, no que ele respondeu que "não há a menor possibilidade de recuar nem um milímetro".
"Nós vamos fazer o que é certo: vamos receber a acusação, analisar as evidências e quem tiver que ser condenado, será condenado, e quem tiver de ser absolvido, será absolvido. (...) Enquanto houver necessidade, as investigações devem continuar", disse.
"Dobrar a aposta"
Em suas redes sociais, Eduardo Bolsonaro comentou sobre as falas de Moraes na entrevista. "Moraes desafiou Trump em jornal americano. Em nossos planos, há dois preceitos: Lula vai continuar falando bobagem, e Moraes vai sempre dobrar a aposta, porque ele é um psicopata", disse em inglês.
LEIA MAIS
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
CÂMARA DOS DEPUTADOS
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1