Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão de Infraestrutura aprova criação de frente para navegação

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Desenvolvimento Naval

Comissão de Infraestrutura aprova criação de frente para navegação

Proposta de Marcos Rogério prevê modernização de hidrovias e portos, redução de custos logísticos e integração com outros modais de transporte.

Congresso em Foco

9/9/2025 15:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou nesta terça-feira (9) a criação da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Navegação Brasileira. O projeto de lei 4/2025, de autoria do senador Marcos Rogério (PL-RO), presidente da comissão, recebeu parecer favorável do senador Jaime Bagattoli (PL-RO).

A frente parlamentar terá como objetivos principais estimular a melhoria das condições de navegabilidade das hidrovias, fomentar o transporte multimodal, acompanhar políticas e legislações relacionadas ao setor e monitorar a execução orçamentária destinada à navegação em todas as esferas do país. A proposta busca reunir esforços para modernizar a infraestrutura portuária e hidroviária, reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade do Brasil no comércio internacional.

Relator da proposta, o senador Marcos Rogério destacou a importância do setor aquaviário é estratégico para a economia nacional.

Relator da proposta, o senador Marcos Rogério destacou a importância do setor aquaviário é estratégico para a economia nacional.Freepik

Na justificativa, Marcos Rogério destacou que o setor aquaviário é estratégico para a economia nacional, por concentrar parte relevante do comércio exterior e do transporte interno de cargas e passageiros. Segundo ele, a criação da frente parlamentar é um passo essencial para transformar o Brasil em uma potência global no setor marítimo e fluvial.

"Faço questão de destacar que o Brasil tem um potencial de navegação extraordinário, mas pouco explorado. Esse é o modal mais sustentável, de menor impacto ambiental e energético, e precisa estar conectado com rodovias e ferrovias para se tornar realmente eficiente", afirmou.

O relator Jaime Bagattoli também ressaltou a importância estratégica da navegação e citou a experiência da Hidrovia do Madeira, que desde a década de 1990 promove mudanças na logística de exportação da Região Norte.

"Esse é um assunto que precisamos discutir com muito cuidado e responsabilidade. Vejo nesse projeto a possibilidade de fortalecer hidrovias e integrá-las a rodovias e ferrovias, garantindo mais competitividade às nossas exportações de grãos, minérios, carnes e outros produtos", declarou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Congresso

LEIA MAIS

TENTATIVA DE GOLPE

Presidente da CCJ do Senado diz que não pautará anistia para Bolsonaro

TENTATIVA DE GOLPE

Valdemar Costa Neto ameaça "parar" Congresso se anistia não for votada

TENTATIVA DE GOLPE

Oposição diz ter maioria para pautar anistia a Bolsonaro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Julgamento do Golpe

"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper

2

Judiciário

Ao vivo: Flávio Dino profere voto em julgamento de Bolsonaro

3

Manifestações

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por "consertar nossa bagunça"

4

MAPA DOS CONDENADOS

Exclusivo: mais de 70 ex-presidentes já foram condenados; veja a lista

5

Judiciário

Fux interrompe Moraes para dizer que voltará às preliminares no voto

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES