Notícias

Direito dos idosos à participação cultural avança no Senado

Comissão de Direitos Humanos aprova projeto que inclui a cultura nos direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa.

18/9/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou, na quarta-feira (17), a inclusão da participação cultural aos direitos dos idosos no Estatuto da Pessoa Idosa (10741/2003), proposta pelo deputado federal Igor Timo (PSD-MG) no projeto de lei 175/2019. O texto recebeu relatório favorável do senador Flávio Arns (PSB-PR).

A fim de fortalecer a importância da cultura na vida da população idosa, a proposta assegura o acesso à "dimensão cidadã da cultura" e determina que a capacitação de profissionais de saúde e cuidadores contemple também práticas artístico-terapêuticas. Segundo Arns, trata-se do reconhecimento de que "o envelhecimento digno não se limita ao cuidado físico, mas envolve oportunidades educativas e culturais que fortalecem a autoestima, a autonomia e a integração social".

Relatório foi lido na reunião lido na reunião pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES).Freepik

O projeto prevê ainda a criação de iniciativas e premiações que visem à valorização cultural da pessoa idosa. Por determinação da matéria, a oferta de atividades artísticas e culturais deve se estender ao programa Universidade Aberta à Terceira Idade e aos serviços de atendimento para as instituições de longa permanência.

No Senado, a matéria aguarda análise da Comissão de Educação e Cultura (CE).

Leia a íntegra da proposição legislativa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos