Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Senado
Congresso em Foco
22/9/2025 18:08
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar nesta terça-feira (23) dois projetos voltados à proteção e aos direitos das mulheres. Um deles inclui a violência eletrônica na Lei Maria da Penha; o outro prevê medidas para facilitar a amamentação de mães trabalhadoras.
As duas propostas são de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF) e têm relatoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
Violência eletrônica
O projeto de lei 116/2020 altera a Lei Maria da Penha para reconhecer como formas de violência contra a mulher as práticas virtuais que causem constrangimento, ameaça ou exposição indevida.
Amamentação
Já o projeto de lei 1.630/2019 permite que trabalhadoras da iniciativa privada e servidoras públicas com filhos de até seis meses acumulem em um único período os dois descansos diários de meia hora garantidos para amamentação. Assim, a mãe poderá reduzir em uma hora o início ou o fim da jornada de trabalho.
O texto também exige que creches ofereçam condições adequadas para a amamentação e determina que projetos de construção de creches com recursos públicos incluam espaços apropriados para a prática.
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Vice-líder do governo tenta impedir que Eduardo vire líder da minoria
DECORO PARLAMENTAR
Conselho de Ética pauta representação contra Eduardo Bolsonaro
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes