Notícias

Pré-campanha: Lira divulga isenção do IR em outdoors e provoca Renan

Outdoors em Maceió reforçam estratégia de Arthur Lira na corrida eleitoral de 2026.

3/11/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Em clima de pré-campanha ao Senado por Alagoas, o deputado Arthur Lira (PP-AL) investiu em outdoors espalhados pelo estado para divulgar sua atuação na aprovação da proposta que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A ação publicitária ocorre antes mesmo de o texto ser analisado pelo Senado, etapa que antecede sua entrada em vigor.

A movimentação de Lira coincide com o momento em que o senador Renan Calheiros (MDB-AL), seu adversário político histórico, conduz no Senado o mesmo projeto, relatando a proposta enviada pelo governo federal. Nos bastidores, a disputa pela autoria política da medida tem alimentado a rivalidade entre os dois, que devem se enfrentar nas urnas em 2026.

Arthur Lira apostou em outdoors para mostrar protagonismo na isenção do Imposto de Renda.Reprodução/X/Beta Bastos

Nos últimos dias, foram vistos outdoors em diferentes pontos de Maceió exaltando o papel de Lira na aprovação do texto na Câmara, sem qualquer menção ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autor da proposta. O deputado foi relator e articulador central da votação que garantiu a mudança na faixa de isenção.

A disputa pela "autoria" do projeto começou meses atrás. Em setembro, quando a Câmara priorizava outras pautas, Renan resgatou um texto de 2019 e conseguiu aprová-lo rapidamente na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, numa tentativa de acelerar a tramitação e dar protagonismo à Casa.

À época, Renan usou as redes sociais para comemorar o avanço da proposta e criticar a Câmara:

"O cronograma do IR na Câmara teve gaveta de 7 meses e blindagem BBB (bets, bilionários e bancos)".

Publicação de Renan Calheiros. Reprodução/X/Renan Calheiros

Um dia antes, em 24 de setembro, Lira, também pelas redes, já havia "cutucado" o senador, mas sem citar nomes.

"É reprovável que alguns oportunistas queiram fazer politicagem com o projeto de isenção do IR".

Publicação de Arthur Lira.Reprodução/X/Arthur Lira

A ofensiva de ambos os lados reforça que, em Alagoas, a disputa pelo Senado em 2026 será marcada não apenas por estratégias eleitorais, mas também por uma batalha simbólica em torno de quem representará o protagonismo político do estado em Brasília.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos