Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Escândalo político
Congresso em Foco
4/11/2025 11:34
O Parlamento do Peru decidiu abrir uma investigação por conduta antiética contra a deputada Lucinda Vásquez, após a divulgação de uma foto em que ela aparece deitada em um sofá, falando ao telefone enquanto um assessor corta as unhas de seus pés dentro do gabinete.
A imagem, feita em novembro de 2024 e revelada pelo programa Cuarto Poder na semana passada, rapidamente se espalhou pelas redes sociais e rendeu à parlamentar o apelido de "congressista corta-unhas".
A Comissão de Ética aprovou, na segunda-feira (3), a abertura formal do processo disciplinar, que pode resultar na suspensão de Vásquez por até 120 dias, sem remuneração.
"Por maioria, a Comissão de Ética aprovou a denúncia de ofício que permitirá iniciar as investigações correspondentes sobre os fatos que envolvem a congressista Lucinda Vásquez", informou o Parlamento na rede social X.
A deputada, de 67 anos, integrante de um pequeno partido de esquerda, negou ter desrespeitado seus assessores e atribuiu a divulgação da imagem a uma retaliação de ex-funcionários. Ela declarou apoiar a apuração dos fatos.
O episódio surge em meio a uma nova turbulência política no Peru. Em outubro, o Congresso destituiu a então presidente Dina Boluarte e empossou o chefe do Legislativo, José Jerí. O cenário é de forte rejeição popular: segundo levantamento do instituto Ipsos, 81% dos peruanos desaprovam o Congresso.
A Comissão de Ética tem prazo de 20 dias para concluir as investigações.
LEIA MAIS
Política Internacional
Primeira mulher a liderar o Japão, Takaichi mantém agenda conservadora
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime