Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
INTERNACIONAL
Congresso em Foco
5/11/2025 | Atualizado às 12:50
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi vítima de assédio sexual nesta terça-feira (4), enquanto cumprimentava apoiadores no centro da Cidade do México. O caso ocorreu quando a chefe de Estado se dirigia a um evento público nas proximidades do palácio presidencial.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a presidente sorrindo e tirando fotos com simpatizantes quando um homem se aproxima dela por trás. O indivíduo coloca um braço sobre os ombros da presidente, tenta beijar o pescoço e colocar as duas mãos nos seios dela.
Sheinbaum afastou o homem calmamente e aceitou tirar uma foto com ele, antes de seguir caminho ao palácio. Autoridades se segurança do país informaram que o agressor se tratava de Uriel Rivera e que ele foi preso.
O episódio foi denunciado pela ministra das Mulheres, Citlali Hernández, que escreveu no X que "a violência que as mulheres sofrem resulta da normalização, por alguns homens, da invasão do nosso espaço pessoal e/ou dos nossos corpos; é o resultado de décadas de uma visão sexista".
"Repudiamos o ato cometido hoje contra nossa presidente. Convidamos todos os homens a participarem ativamente na construção de uma realidade onde o respeito, a igualdade e nossas vidas plenas e livres de violência sejam o cotidiano."
Até o momento, o gabinete presidencial não divulgou uma nota oficial sobre o ocorrido.
Temas
LEIA MAIS
DECLARAÇÃO POLÊMICA
"Traficantes são vítimas dos usuários também", diz Lula sobre drogas
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Gustavo Petro diz que reagirá a Trump como Lula: "Sem se ajoelhar"
EM BUSCA DE ACORDO
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira