Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso em Foco promove debate sobre regulação do trabalho por app

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Regulação

Congresso em Foco promove debate sobre regulação do trabalho por app

No evento, pesquisa sobre o perfil do trabalho por plataformas digitais foi apresentada.

Congresso em Foco

6/11/2025 16:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Trabalho de entrega e transporte intermediado por aplicativos aumentou 31% entre 2022 e 2024. É o que demonstra pesquisa do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), apresentada durante evento do Congresso em Foco, na quarta-feira (5).

O encontro reuniu assessores legislativos, consultores jurídicos e representantes das principais plataformas, além do relator do projeto de lei complementar 152/2025, que propõe regulamentar o trabalho por aplicativo, deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE).

"É um tema muito difícil, de muitas discussões. Não tenho dúvida que os aplicativos acrescentaram na nossa vida. Os consumidores gostam e os trabalhadores também gostam. A pesquisa mostra isso", afirmou Coutinho ao agradecer pelo convite.

Segundo o diretor administrativo, Victor Calil, o diferencial da pesquisa é trazer, além do contexto quantitativo, uma série de dados de opiniões dos trabalhadores sobre benefícios. A ideia é agregar ao debate público do tema.

"O objetivo é trazer e agregar à discussão pública novos dados, fornecendo informação sobre o perfil desses trabalhadores, qual é a percepção desses trabalhadores sobre a sua atividade. Nesse estudo, tem uma etapa adicional sobre benefícios sociais, que engloba tanto perguntas quantitativas, quanto um bloco qualitativo, com insumos de ordem contextual sobre o que eles pensam a respeito dos benefícios sociais."

Evento foi realizado em café da manhã.

Evento foi realizado em café da manhã.Congresso em Foco

Setor em crescimento

Com amostragem de três mil entrevistados, de todas as regiões brasileiras, o objetivo da pesquisa é formar um perfil dos profissionais da categoria. Os dados são divididos em dois grupos, responsáveis por grande parte do serviço mediado: entregadores e motoristas.

No quantitativo de entregadores, 455 mil em 2024, o crescimento corresponde a 18%. Entre motoristas de aplicativo, o aumento contabilizado chega a 35% no período.

Em 2024, 72% dos entregadores possuía outra atividade econômica quando entrou para a categoria, enquanto 26% estava desempregado. Ainda hoje, 46% desses profissionais trabalham também com outra atividade.

O levantamento aponta ainda que 75% quer continuar na profissão de entregador e 67% não procura outra ocupação. Entre as principais vantagens, a flexibilida lidera (46%), seguida pela compensação financeira (21%).

Quanto aos motoristas, 31% estava desempregado e 68% possuía outra atividade econômica. A exclusividade na profissão corresponde a situação de 58%, enquanto 42% dos motoristas têm outro trabalho.

Novamente, maioria pretende continuar na categoria, mais de 60% dos motoristas. A flexibilidade voltou a ser apontada como principal atrativo (53%) e os ganhos aparecem como segundo colocado (20%).

Previdência já é realidade

Um dos benefícios de maior consenso entre governo, plataformas e trabalhadores, a contribuição para previdência social aparece como realidade da maioria. Do total de entregadores, 57% possuem cobertura. Se analisada a porcentagem dos que se dedicam exclusivamente às entregas, o número é de 34%. Além disso, 8% já é beneficiário.

Em relação aos motoristas, os dados são parecidos: 53% realiza contribuição previdenciária. Entre aqueles de dedicação exclusiva, são 35%. 9% dos motoristas já recebe benefício.

Relevância no Congresso

A pesquisa tem peso direto no debate político. Atualmente, diferentes propostas de regulação tramitam no Congresso Nacional. Em foco, está a que é analisada na Comissão Especial sobre a Regulamentação dos Trabalhadores por Aplicativos da Câmara dos Deputados.

Instalado em 19 de agosto, o colegiado foi criado para discutir o projeto de lei complementar 152/2025, que trata da regulamentação dos serviços de transporte remunerado de passageiros e de bens realizados por meio de plataformas digitais.

Com o fim da fase de realização de audiências públicas, 13 ao total, a comissão se prepara para análise do relatório de Coutinho, que deve formalizar um marco regulatório para a categoria. A expectativa é que o texto vá ao Plenário da Câmara em dezembro deste ano.

Leia Mais

Relator prevê votação de projeto sobre trabalho por app em dezembro

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pesquisa debate regulação

LEIA MAIS

Regulação

Trabalhadores só tem a ganhar, afirma doutor em Direito Previdenciário

Trabalho por app

Keeta falta a debate sobre regulação e chega ao Brasil sob polêmicas

Trabalho por app

Jurista critica atuação do STF em regulação do trabalho plataformizado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DO CONSUMIDOR

Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos

2

PROTEÇÃO À INFÂNCIA

Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil

3

RESOLUÇÃO DERRUBADA

Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças

4

Crime familiar

Ex-deputado Paulo Frateschi morre esfaqueado pelo filho em São Paulo

5

Santa Catarina

Florianópolis cria triagem e dá passagem para migrante sem emprego

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES