Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Comemoração OAB
Congresso em Foco
19/11/2025 16:00
Em solenidade no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília (DF), o Conselho Federal da OAB comemorou seu 95º aniversário, reunindo representantes de todo o Sistema OAB e autoridades dos Três Poderes. O evento, ocorrido nesta terça-feira (18), serviu como momento de reafirmação do papel histórico da Ordem na defesa da Constituição, das liberdades e da cidadania.
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, enfatizou que, após tantas décadas, "o que nos une é a certeza de que a Ordem só faz sentido quando serve à sociedade".
"Se conseguirmos manter esse rumo, quando a OAB completar 100 anos poderemos olhar para trás e dizer que estivemos à altura da confiança que o povo brasileiro deposita nesta Casa."
Simonetti ressaltou a independência institucional da Ordem, afirmando que, há quase um século, a OAB optou por manter-se equidistante da disputa partidária e inteiramente comprometida com a política de Estado.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, enalteceu a coragem da advocacia brasileira, destacando a importância do trabalho da advocacia dos direitos e da advocacia das liberdades.
"Estar aqui, na noite de hoje, celebrando os 95 anos da OAB trata-se de um feito a ser valorizado e comemorado, não apenas por advogados e advogadas, mas por toda a sociedade brasileira, por todas as funções essenciais da justiça - a magistratura, o Ministério Público, a defensoria pública e todos os órgãos de controle", afirmou o ministro.
O vice-presidente da OAB, Felipe Sarmento, destacou que comemorar os 95 anos da OAB é celebrar e reafirmar o compromisso da entidade com a construção nacional. "Quando declaramos nossa atuação contínua pela dignidade da advocacia, ratificamos que as prerrogativas de classe são inegociáveis", afirmou.
A secretária-geral do CFOAB, Rose Morais, enfatizou a crescente representatividade feminina na Ordem. "Nós mulheres já somos metade da classe. E na Ordem, a igualdade de gênero não é discurso, mas estrutura. A representatividade e as diretrizes de não discriminação são princípios das decisões e políticas", declarou.
Solenidade
Foi exibido um vídeo institucional em homenagem aos 95 anos da OAB, que relembrou momentos decisivos da história nacional e o papel protagonista da entidade. A peça destacou que a Ordem "deu voz aos anseios da sociedade pela redemocratização, por uma nova Constituição e pela defesa incansável do Estado Democrático de Direito", reafirmando sua condição de "guardiã da justiça, da cidadania e dos direitos da sociedade".
O vídeo também ressaltou pilares como a defesa intransigente das prerrogativas, a importância da sustentação oral, o compromisso com a Constituição, o apartidarismo, a interiorização das ações e a atenção contínua à jovem advocacia.
Foram lembradas iniciativas como o programa de acolhimento e combate ao assédio e à discriminação, a capacitação promovida pelas Escolas Superiores da Advocacia (ESAs), o fortalecimento da união das mais de 1,4 milhão de advogadas e advogados do país e a gestão participativa ao lado das 27 seccionais.
Homenagem
Na ocasião, o Conselho Pleno homenageou o advogado Sérgio Bermudes, falecido recentemente, com a concessão, in memoriam, da Medalha Sobral Pinto. A solenidade contou com apresentação da cantora Antônia Amorosa e a obliteração do selo e do carimbo comemorativos realizada em parceria com os Correios.
O evento também marcou o lançamento da medalha comemorativa, distribuída aos presentes juntamente com o selo especial.
Temas
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
CÂMARA DOS DEPUTADOS
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1