Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Mendonça, OAB e políticos parabenizam Messias por indicação ao STF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MINISTRO DO SUPREMO

Mendonça, OAB e políticos parabenizam Messias por indicação ao STF

Evangélico como o indicado, André Mendonça foi o primeiro ministro do STF a se manifestar. OAB diz ver "significado especial" na escolha. Veja as reações.

Congresso em Foco

20/11/2025 | Atualizado às 17:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Lula provocou ampla repercussão entre autoridades do sistema de Justiça, integrantes do governo e lideranças políticas. As manifestações, divulgadas após o anúncio feito nesta quinta-feira (20), destacam seus vínculos com a advocacia pública, a experiência no serviço público federal e a próxima etapa do processo, a sabatina no Senado.

Leia Mais

Quem é Jorge Messias, o indicado por Lula para ministro do STF

Messias foi indicado para a vaga deixada pela aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso. Caso seja aprovado, herdará mais de 900 processos e poderá permanecer no tribunal até atingir a idade limite de 75 anos.

Evangélico, como Messias, o ministro do Supremo André Mendonça manifestou apoio ao indicado por Lula. "Parabenizo o ministro Messias pela indicação ao Supremo. Trata-se de nome qualificado da AGU e que preenche os requisitos constitucionais", escreveu o ministro no X. Ele afirmou que pretende colaborar no diálogo com o Senado. "Messias terá todo o meu apoio no diálogo republicano junto aos senadores." Mendonça foi o primeiro integrante do Supremo a se manifestar sobre a indicação do ministro.

Ministro André Mendonça se dispôs a ajudar Messias no diálogo com senadores.

Ministro André Mendonça se dispôs a ajudar Messias no diálogo com senadores.Reprodução/X

OAB Nacional cita "significado especial"

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi uma das primeiras instituições a se manifestar após o anúncio. Em nota, o presidente da entidade, Beto Simonetti, afirmou que a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal "tem significado especial para a advocacia". "Trata-se de um advogado de carreira, com trajetória construída no serviço público e que, agora, é chamado a integrar o mais alto tribunal do país", destacou.

Simonetti também mencionou medidas recentes tomadas pela AGU sob comando de Messias. "A OAB reconhece feitos do ministro em conjunto com a advocacia, como a atuação no STF para preservar os honorários da advocacia privada."

A entidade desejou sucesso ao indicado no Senado. "O Conselho Federal da OAB deseja sucesso no processo de sabatina no Senado Federal, confiando que ele saberá reafirmar, com serenidade, a legitimidade de sua trajetória."

PT destaca experiência no serviço público

O presidente do PT, Edinho Silva, também aprovou o nome de Messias. "A indicação de Jorge Messias para o STF é uma escolha acertadíssima. Ele é jurista preparado, com profundo conhecimento constitucional."

Ele acrescentou que a nomeação representa ganho institucional: "O Brasil ganha com a indicação de um ministro que honra o Direito e honra o povo brasileiro".

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), também se posicionou. "Parabéns ao Jorge Messias por ter sido indicado ao Supremo Tribunal Federal e parabéns ao presidente Lula pela escolha que demonstra responsabilidade institucional."

Lindbergh destacou a carreira do indicado. "Messias reúne notório saber jurídico, reputação ilibada e trajetória pública marcada pela defesa da Constituição e da democracia", ressaltou. "Que a sabatina seja um processo transparente, sereno e à altura da importância do cargo", acrescentou.

Jorge Messias será sabatinado e precisará ter o apoio de ao menos 41 senadores para assumir no Supremo.

Jorge Messias será sabatinado e precisará ter o apoio de ao menos 41 senadores para assumir no Supremo.Eduardo Anizelli/Folhapress

Lideranças do Nordeste destacam fator regional

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou que a indicação de um pernambucano, como Messias, reforça a representatividade da região Nordeste no Supremo. "Pela primeira vez na história do Brasil, o Nordeste poderá contar com três ministros no STF, chegando a uma composição proporcional à população nordestina", destacou. Os outros dois nordestinos na Corte são os ministros Flávio Dino, do Maranhão, e Nunes Marques, do Piauí.

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), também ressaltou a origem geográfica do indicado. "A indicação do pernambucano Jorge Messias para o STF é um grande acerto do presidente Lula. Messias é um homem público comprometido com o país." Segundo ele, o indicado será um guardião da Constituição e do Estado Democrático de Direito.

Próximas etapas: sabatina na CCJ e votação em Plenário

A indicação segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que deverá sabatinar o indicado em sessão com duração estimada entre 8 e 12 horas. Todos os senadores podem formular perguntas sobre temas jurídicos, administrativos ou pessoais.

Após a sabatina, o colegiado votará o relatório:

  • Na CCJ - aprovação por maioria simples;
  • No Plenário - aprovação por maioria absoluta, com no mínimo 41 votos.

Caso seja aprovado, o nome de Messias será publicado no Diário Oficial da União e ele participará da cerimônia de posse no STF. O anúncio foi feito pelo presidente Lula logo após reunião com Messias no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira. De acordo com o presidente, Messias é um nome certo para o cargo. "Messias é um nome que preenche os requisitos constitucionais para o exercício da função e tem experiência suficiente no serviço público."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

OAB André Mendonça Beto Simonetti Jorge Messias Lula STF

LEIA MAIS

DEPUTADO CONDENADO

Psol pede prisão imediata de Ramagem após deputado ser visto em Miami

SEGURANÇA PÚBLICA

Fachin se reúne com Motta e Alcolumbre para tratar do sistema penal

Aniversário

OAB resgata memória institucional em obras de comemoração aos 95 anos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

CÂMARA DOS DEPUTADOS

PL Antifacção: veja como cada deputado votou

2

confusão

Deputado do PT troca chutes e socos com homem no centro de Curitiba

3

Linguagem simples

Entenda o que é linguagem neutra, proibida em lei sancionada por Lula

4

Operação Rosa Branca

Soraya Thronicke pode ter sido vítima de nudes falsos

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Davi Alcolumbre escolhe Alessandro Vieira para relatar o PL Antifacção

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES