Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Segurança pública
Congresso em Foco
25/11/2025 | Atualizado às 15:32
O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), anunciou que apresentará uma representação por crime de responsabilidade contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, após afirmar que o ministro faltou pela segunda vez a convocações do colegiado. Segundo o parlamentar, as ausências demonstram "descaso" do governo Lula e do ministro com a segurança pública do país.
Durante a reunião, Bilynskyj afirmou que o Brasil enfrenta uma crise de segurança pública e que, em sua avaliação, o governo federal não tem participado dos esforços de combate ao crime organizado.
O deputado informou que a representação será encaminhada ao presidente da Câmara, Hugo Motta, com fundamento no artigo 58, inciso 3, da Constituição Federal. Ele disse ainda que abrirá a coautoria do documento a todos os integrantes da comissão.
Lewandowski deveria comparecer à comissão nesta terça-feira (25) para prestar esclarecimentos sobre ações do governo federal na área de segurança, incluindo a atuação da União no apoio ao Rio de Janeiro no enfrentamento a facções criminosas.
Os parlamentares também pretendiam abordar outros temas, como o adiamento da transferência da fiscalização dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs) do Exército para a Polícia Federal; o tratamento de informações sigilosas sobre fugas em unidades prisionais; o vazamento de relatórios da Polícia Federal envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro; e a elaboração de políticas públicas para o setor.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 114200, "viewed": [ "114200" ], "context": "{\"articlekey\":114200,\"originalarticlekey\":\"114200\"}" }
TENSÃO NO CONGRESSO
Crise política trava Congresso e pressiona governo na reta final