Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Moraes substitui prisão de Rodrigo Bacellar por medidas cautelares

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Judiciário

Moraes substitui prisão de Rodrigo Bacellar por medidas cautelares

A decisão foi tomada após a Alerj, por maioria, votar pela revogação da ordem de prisão decretada anteriormente pelo próprio ministro.

Congresso em Foco

9/12/2025 18:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a soltura do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), substituindo a prisão preventiva por um conjunto de medidas cautelares. A decisão foi tomada após a Alerj, por maioria, votar pela revogação da ordem de prisão decretada anteriormente pelo próprio ministro, o que levou Moraes a reavaliar o caso e manter, sob outras formas, as restrições necessárias à continuidade das investigações.

Em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (8), os deputados estaduais aprovaram a revogação da prisão por 42 votos a 21, com 2 abstenções. O quórum mínimo para derrubar a prisão era de 36 votos favoráveis. Diante da deliberação do Legislativo fluminense, Moraes reconheceu os efeitos da decisão, mas destacou que permanecem os fundamentos que justificaram a imposição de medidas para resguardar a investigação conduzida pela Polícia Federal.

Moraes substituiu prisão de Rodrigo Bacellar por medidas cautelares após decisão da Alerj.

Moraes substituiu prisão de Rodrigo Bacellar por medidas cautelares após decisão da Alerj.Thiago Lontra/Alerj

Bacellar foi preso preventivamente no âmbito de apurações sobre suposto vazamento de informações sigilosas que teriam frustrado operação policial contra Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, investigado ligado ao crime organizado no Rio de Janeiro. Segundo o ministro, há indícios de obstrução de investigações e de possível atuação do parlamentar em favor de organização criminosa, o que exige a adoção de medidas que impeçam interferências no processo.

Com a revogação da prisão pela Alerj, Moraes decidiu substituí-la por cautelares, entre elas:

  • Afastamento do cargo de presidente da Alerj, mantendo o mandato parlamentar;
  • Uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 6h, e integral nos fins de semana e feriados;
  • Proibição de contato com outros investigados;
  • Entrega de todos os passaportes e bloqueio de emissão de novos documentos;
  • Suspensão de porte de arma e de registros de atividades de colecionador, atirador ou caçador.

O ministro determinou que o equipamento de monitoramento seja instalado "imediatamente assim que for cumprido o alvará de soltura", com envio diário dos relatórios de localização ao STF. Ele também autorizou que Bacellar ultrapasse o horário do recolhimento noturno exclusivamente para participar de sessões da Alerj, desde que justifique posteriormente.

Na decisão, Moraes afirmou que a manutenção de medidas restritivas é necessária porque seguem presentes os requisitos que fundamentaram a prisão preventiva. "Torna-se necessário a substituição da medida restritiva de liberdade por medidas cautelares que garantam a investigação criminal, a ordem pública e assegurem a aplicação da lei penal", escreveu.

O ministro ainda estabeleceu multa diária de R$ 50 mil caso qualquer uma das medidas seja descumprida. A decisão foi encaminhada à Alerj e à Procuradoria-Geral da República para ciência e providências.

Leia a decisão.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 114694, "viewed": [ "114694" ], "context": "{\"articlekey\":114694,\"originalarticlekey\":\"114694\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

Nova CNH: governo lança app com curso teórico gratuito

2

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Relator apresenta parecer da PEC da Segurança Pública; veja o que muda

3

COMITÊ GESTOR

Reforma tributária: Câmara corre para aprovar IBS ainda este ano

4

CÂMARA

Motta define relator de projeto que corta incentivos fiscais

5

Votação decisiva

Câmara vota cassação de Glauber Braga nesta quarta

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES