Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
RIO DE JANEIRO
Congresso em Foco
8/12/2025 17:24
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta segunda-feira (8), por 42 votos a 21, o projeto de resolução que revoga a prisão preventiva e a afastamento do cargo de seu presidente, deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), preso desde quarta-feira (3) por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O texto será enviado à promulgação.
A revogação recebeu orientação favorável da bancada do PL, partido do governador Cláudio Castro. A relatoria ficou sob responsável do líder do governo, Rodrigo Amorim (PL), também presidente da CCJ da Casa. O PSD, partido do prefeito do Rio, Eduardo Paes, apresentou orientação contrária.
Rodrigo Bacellar foi preso preventivamente sob suspeita de ter informado o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, sobre um mandado de prisão em seu nome. O parlamentar, que também está preso, responde por tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e comércio de armas para o Comando Vermelho.
A PF afirma que Bacellar teria também orientado a remoção de objetos da casa de TH, caracterizando participação direta na tentativa de obstruir a ação policial.
As apurações apontam, ainda, que TH Joias mantinha relações estreitas com a cúpula do Comando Vermelho (CV), inclusive com líderes conhecidos como Doca/Urso e Pezão, e que utilizava o mandato para intermediar armas, dificultar operações e lavar dinheiro da facção.
Temas