Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Vídeo
Congresso em Foco
18/12/2025 13:45
Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (18), o presidente Lula afirmou que vê grandes chances de eleger governador ou senador aliado em São Paulo nas próximas eleições, mas que não pode "impor candidatura de ninguém". Ao ser questionado sobre o papel de Fernando Haddad em 2026, disse que a decisão é do ministro da Fazenda, que "tem maioridade e biografia" para decidir.
"Eu gostaria que ele fosse candidato, para o que, eu não sei, eu preciso perguntar para ele. Mas eu acho que é impossível você imaginar uma pessoa da envergadura do Haddad deixar o Ministério da Fazenda e voltar para casa."
Segundo o presidente, pelo menos 18 ministros devem deixar o governo para disputar eleições no próximo ano. "Quando começar o ano eu vou chamar muitos ministros que vão sair para ser candidatos. Eu vou, então, decidir com eles o que é que eles querem fazer da vida", afirmou.
Lula destacou os nomes de Haddad e Alckmin para São Paulo, estado no qual, segundo o presidente, o partido precisa de "candidatos fortes" ao governo e Senado. "São duas pessoas que eu tenho profundo respeito, admiração, e vou querer saber se eles quiserem ser alguma coisa", disse.
O presidente afirmou que o processo eleitoral é resultado de uma construção que será articulada a partir do próximo ano.
Temas