Notícias

Damares chama presos no 8/1 de "pessoas enjauladas sem cometer crime"

Em discurso na tribuna, a senadora defendeu que o Brasil vive uma "ditadura do Judiciário".

18/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Durante a votação do PL da Dosimetria, senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que o Brasil vive uma "ditadura do Judiciário". Segundo a parlamentar, as condenações foram desproporcionais e refletem em "pessoas enjauladas, sem cometer crime algum".

"O que nós temos no Brasil? Pessoas condenadas a 17 anos, 12, 14, 15, por uma tentativa de golpe de Estado. E quem são essas pessoas? Alguns vândalos que entraram aqui, quebraram, mas outros que nem vândalos eram, que entraram depois de quebrado e alguns, inclusive, por curiosidade, porque nunca tinham entrado, viram tudo quebrado, vamos entrar, vamos ver."

A senadora apontou o que considera uma punição desmedida, que não separaria adequadamente quem quebrou de quem apenas acompanhou os acontecimentos.

Damares afirmou que, independente da avaliação sobre os acontecimentos, o objetivo de "dar uma lição" nos participantes já teria sido alcançado. "O preço pago já foi alto demais", disse.

"Hoje, eu ouvi senadores dizendo, mas a gente tinha que mostrar que ninguém atenta contra a democracia. Ok, já foi mostrado, o recado foi dado, quem sabe essa nova geração agora, que não entendia o que era golpe, aprendeu", disse Damares. "E não foi golpe aquilo, mas aprendeu porque teve que ler o que era golpe de Estado."

O PL da Dosimetria foi aprovado pelo plenário do Senado e segue para sanção presidencial. A proposta altera critérios de dosimetria e impede a cumulação de penas para crimes contra as instituições democráticas.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos