Notícias

Daniel Hirata assume área de combate ao crime organizado no MJ

Sociólogo da UFF vai atuar com o ministro Wellington César Lima e Silva no apoio a políticas de combate ao crime organizado.

28/1/2026
Publicidade
Expandir publicidade

O Ministério da Justiça e Segurança Pública designou o professor e pesquisador Daniel Hirata para o cargo de assessor especial do ministro Wellington César Lima e Silva. A nomeação ocorreu em meio aos esforços da pasta para ampliar o suporte técnico e analítico no combate ao crime organizado.

Hirata, que leciona no Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), também participa dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Sociologia e Direito da mesma instituição. Ele coordena o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF) e conduz pesquisas focadas na compreensão das dinâmicas do crime organizado, dos mercados ilícitos e das interconexões entre violência, economia e território.

Ministério da Justiça aposta em análise acadêmica para embasar políticas de segurança pública e combate ao crime organizado.Divulgação/Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (GENI-UFF)

Com uma extensa carreira, o pesquisador é membro do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU/UFRJ) e do Núcleo de Pesquisas em Economia e Cultura (NUCEC/UFRJ), além de ser pesquisador afiliado do Brazil Lab, da Universidade de Princeton.

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, realizou parte de seu doutorado na Université de Toulouse-Le Mirail e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS).

No ministério, Hirata deve colaborar com análises e propostas para políticas públicas relacionadas ao combate à criminalidade organizada, alinhado à agência da pasta.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos