Notícias

Hugo Motta anuncia corrida em celebração aos 200 anos da Câmara

Com inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (2), evento está previsto para 17 de maio.

29/1/2026
Publicidade
Expandir publicidade

Em celebração aos 200 anos da Câmara dos Deputados, o retorno legislativo na próxima segunda-feira (2) também marcará o início das inscrições para a corrida que homenageia a data.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), na quarta-feira (28).

O evento terá quatro circuitos diferentes com distâncias de 3km, 5km e 10km para adultos, e uma categoria especial para o público infantil, que se chama "plenarinho". A corrida está marcada para 17 de maio.

Em publicação nas redes sociais, Motta afirmou que o evento será a "melhor forma" de comemorar o bicentenário da Câmara. Segundo o presidente da Casa, os participantes receberão brindes personalizados como camiseta, viseira, meias e mochila, além da medalha.

A data oficial do aniversário é 6 de maio, mas as celebrações começaram em setembro de 2025, com a instalação de placas que reconhecem acervos históricos da Casa como Patrimônio Documental da Humanidade.

As coleções "Fundo Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil de 1823" e "Feminismo, ciência e política - o legado Bertha Lutz (1881-1985)" foram reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Retorno legislativo

Também na quarta-feira (28), o presidente da Casa definiu as prioridades da primeira semana de trabalhos da Câmara neste ano. Por consenso entre os líderes, os parlamentares analisarão a medida provisória 1.313/2025, que cria uma nova modalidade no Auxílio Gás dos Brasileiros, e altera seu nome para Auxílio Gás do Povo.

Outro projeto de lei, primeiro apresentado em 2026, também está na pauta. A proposta 1/2026 prevê a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano, por meio do desmembramento do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A primeira semana após o retorno das atividades contará ainda com a oficialização dos membros e presidentes das comissões permanentes. O Colégio de Líderes decidiu, no entanto, que a divisão não sofrerá alteração partidária e a distribuição das comissões da Casa será mantida.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos