O deputado Duarte Jr (PSB-MA), vice-presidente da CPMI do INSS, comentou em suas redes sociais sobre a ausência dos dois depoentes marcados para comparecer à comissão nesta segunda-feira (9). O congressista ironizou a apresentação de atestados médicos para que as oitivas fossem adiadas: "a verdade faz mal para quem deve explicações ao Brasil", disse.
Um dos depoentes, o deputado estadual maranhense Edson Araújo (PSB), foi convocado após proferir ameaças contra Duarte Jr e familiares. Ele é vice-presidente da confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), entidade investigada por envolvimento em descontos irregulares aplicados a benefícios previdenciários.
Edson Araújo é suspeito de envolvimento na fraude com descontos associativos diante de movimentações financeiras atípicas em sua conta bancária pessoal e na CBPA em 2024 e 2025. Apenas em junho de 2024, ele teria recebido R$ 54,9 milhões. Em novembro de 2025, após questionamentos de Duarte Jr sobre a operação da CBPA, Araújo proferiu ameaças via whatsapp.
O outro depoente que estava previsto para participar na audiência desta manhã era Paulo Camisotti, filho e sócio de Maurício Camisotti, empresário investigado pela Polícia Federal como um dos principais operadores da fraude no INSS. Ele está preso desde a primeira etapa da operação Sem Desconto.
Segundo as investigações, o dinheiro passava pelas associações e seguia para empresas da família Camisotti. A investigação busca esclarecer de que forma recursos de associações chegavam a empresas ligadas à família Camisotti.
Os dois alegaram impossibilidade de comparecimento ao apresentar atestados médicos. "Quando é para roubar aposentados, burlar a Previdência brasileira e conceder seguro-defeso a quem não tem direito são cheios de saúde. Mas, quando chega a hora de enfrentar a Justiça e a verdade na CPMI, surgem atestados médicos e alegações de doença", comentou Duarte Jr. "De fato, a verdade faz mal para quem deve explicações ao Brasil. Podem até tentar atrasar, mas a Justiça não falha", completou.
Veja a íntegra de sua publicação: