Notícias

SP sanciona lei que permite sepultar cães e gatos em jazigo familiar

Batizada de Lei Bob Coveiro, norma homenageia cachorro que viveu em cemitério de Taboão da Serra após a morte da tutora.

10/2/2026
Publicidade
Expandir publicidade

Nesta terça-feira (10), o governador Tarcísio de Freitas sancionou lei que autoriza que animais de estimação, como cães e gatos, sejam enterrados em jazigos familiares em todo o Estado de São Paulo. A Lei Bob Coveiro (18.397/2025) reconhece o vínculo afetivo entre tutores e animais de estimação.

O projeto de lei 56/2025 foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo em dezembro do ano passado. O nome da legislação é em homenagem ao cachorro Bob, que viveu por 10 anos em um cemitério em Taboão da Serra após a morte de sua tutora.

Chamado de "Bob Coveiro", o animal passou a morar no local após o sepultamento de sua tutora, em 2011. O cachorro chegou a ganhar uma casa dentro do cemitério e tornou-se conhecido por acompanhar cortejos fúnebres.

Cachorro conhecido como "Coveiro Bob".Reprodução/Redes Sociais

Em 2021, Bob morreu em decorrência de um atropelamento por uma motocicleta, após o condutor não prestar socorro. O cachorro recebeu um funeral e foi enterrado em um caixão próprio no jazigo da tutora no Cemitério da Saúde.

De acordo com a nova legislação, cabe aos serviços funerários de cada município instituir as regras para o sepultamento dos animais.

Para cemitérios particulares, a lei permite que sejam definidas regras próprias para o sepultamento de cães e atos. Em ambos os casos, as despesas são de responsabilidade do dono do jazigo ou da sepultura.

Confira a íntegra da legislação.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos