Notícias

Veja quais parlamentares assinam a CPI mista dos Atos Golpistas

Deputado André Fernandes (PL-CE) protocolou um requerimento para criar uma CPMI para investigar os atos golpistas de 8 de janeiro.

28/2/2023
Publicidade
Expandir publicidade

PGR apresentou pedidos de aditamento de 31 réus por incitação aos atos de 8 de janeiro, que podem receber penas de até 30 anos de prisão. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O deputado federal André Fernandes (PL-CE) protocolou o requerimento para a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar os atos golpistas de 8 de janeiro. Segundo ele, foram obtidas assinaturas de 189 deputados e de 33 senadores. Não há, entre eles, parlamentares governistas. Na lista divulgada pelo próprio congressista, aparecem 172 deputados (veja a relação mais abaixo). “Mais de 1/3 do Congresso Nacional quer esta comissão para investigar todos os atos de ação e omissão ocorridos no último 8 de janeiro em Brasília”, afirmou Fernandes no Twitter. Apoiador e colega de partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele anunciou que fará uma coletiva de imprensa no Salão Verde da Câmara dos Deputados às 16h desta terça-feira (28) para fazer o anúncio oficial. Em outra postagem, Fernandes citou um artigo do regimento do Congresso Nacional que garante que as CPMIs requeridas serão formadas automaticamente se obtiverem o apoio de um terço dos integrantes da Câmara e um terço dos membros do Senado, ou seja, assinatura de 171 deputados e de 27 senadores.

Confira os parlamentares que assinaram o pedido de CPMI:

Deputados federais [caption id="attachment_563160" align="aligncenter" width="2048"] Deputados federais que assinaram o requerimento de instalação da CPI. Reprodução/Twitter[/caption] Senadores
  1. Zequinha Marinho
  2. Rogerio Marinho
  3. Magno Malta
  4. Wellington Fagundes
  5. Izalci Lucas
  6. Mecias de Jesus
  7. Eduardo Girão
  8. Plínio Valério
  9. Esperidião Amin
  10. Flávio Bolsonaro
  11. Alan Rick
  12. Carlos Portinho
  13. Astronauta Marcos Pontes
  14. Jorge Seif
  15. Hamilton Mourão
  16. Jaime Bagattoli
  17. Damares Alves
  18. Luis Carlos Heinze
  19. Eduardo Gomes
  20. Ciro Nogueira
  21. Styvenson Valentim
  22. Wilder Morais
  23. Cleitinho
  24. Tereza Cristina
  25. Marcos do Val
  26. Sergio Moro
  27. Marcio Bittar
  28. Hiran
  29. Nelsinho Trad
  30. Carlos Viana
  31. Oriovisto Guimarães
  32. Professora Dorinha
  33. Efraim Filho

CPI no Senado

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve discutir nesta terça-feira a instalação de uma CPI na Casa para investigar os atos de 8 de janeiro. O presidente pretende consultar os líderes partidários antes de tomar uma decisão. O governo é contra a criação de comissões parlamentares para investigar os atos golpistas por receio de serem utilizados como palanque pelos parlamentares de oposição e de atrapalharem na pauta legislativa. Já os oposicionistas querem usar o episódio para acusar o atual governo de omissão em relação às invasões e depredações do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto. O pedido de CPI foi apresentado pela senadora Soraya Thronicke (União-MS) e conta com 38 assinaturas. Soraya entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar Pacheco a instalar a CPI, alegando omissão por parte do presidente do Senado. Nessa segunda-feira, o ministro do STF Gilmar Mendes deu um prazo de dez dias para Pacheco esclarecer os motivos de não ter feito a leitura do relatório de instalação no plenário da Casa. Em 2021, o STF determinou que o presidente do Senado fizesse a leitura do requerimento para instalar a CPI da Covid-19. Na ocasião, o senador também resistia à abertura das investigações e foi obrigado pelo Supremo a criar a comissão.
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos