Apenas as despesas com hotéis, alimentação e deslocamento de funcionários públicos em viagens custaram ao governo, em 2007, R$ 478 milhões. Em quatro anos, os cofres públicos destinaram R$ 1,7 bilhão para esses gastos.
Os dados de 2007 apontam um aumento de 24% nas despesas com viagens. Técnicos em orçamento consultados no entanto, dizem que a diferença pode ser atribuída a eventos específicos.
Entre esses eventos estão as grandes operações realizadas pela Polícia Federal, como a Navalha e a Furacão, que servem como justificativa para o aumento de 89% das despesas com deslocamento do orçamento do Ministério da Justiça.
Os jogos Pan-Americanos são apontados como causa do acréscimo de 117% dos gastos com viagens, excluídas as passagens, do Ministério dos Esportes. Já o censo populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é usado para explicar o aumento de 239% dessas despesas no Ministério do Planejamento.
Os dados foram divulgados hoje pela
Agência Estado, com base em informações colhidas no
Poral Transparência,
site mantido pela Controladoria Geral da União e que reúne informações sobre o uso do dinheiro público pelo governo federal.
(Soraia Costa)