Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CCJ elege terceira deputada mais oposicionista como vice-presidente

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Comissões

CCJ elege terceira deputada mais oposicionista como vice-presidente

Chris Tonietto (PL-RJ), deputada com o terceiro maior índice de divergência com o governo, é eleita vice-presidente da CCJ da Câmara.

Congresso em Foco

9/4/2024 | Atualizado às 19:03

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Chis Tonietto (PL-RJ), deputada com o terceiro maior índice de divergência com o governo, é eleita vice-presidente da CCJ da Câmara. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Chis Tonietto (PL-RJ), deputada com o terceiro maior índice de divergência com o governo, é eleita vice-presidente da CCJ da Câmara. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados elegeu, como primeira vice-presidente, a deputada Chris Tonietto (PL-RJ). Trata-se da terceira parlamentar com menor adesão à posição do Congresso Nacional, com 31% de convergência conforme os dados do Radar do Congresso. Os únicos quadros mais oposicionistas do que ela são a própria presidente do colegiado, Caroline de Toni (PL-SC), com 28% de governismo, e Julia Zanatta (PL-SC), com 29%. Com o controle das duas cadeiras mais importantes da Mesa Diretora da CCJ, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, aumenta o controle da sigla sobre a comissão. O arranjo contrário foi feito no ano anterior, quando o PT, partido do presidente Lula, assumiu sozinho o comando do colegiado, presidido por Rui Falcão (PT-SP) sem vice-presidentes.
  • Esta reportagem foi feita com dados do Radar do Congresso, ferramenta do Congresso em Foco. Clique aqui para saber mais.
O papel do vice-presidente das comissões é o de coordenar o andamento das reuniões na ausência do presidente. No caso da CCJ, essa função ganha maior importância não apenas por ser o colegiado por onde passam todos os projetos de lei, mas também por ser um dos únicos dois com o poder de derrubar um projeto em sua origem, além de ser o único capaz de aprovar projetos dispensando a análise em plenário. Ao assumir a função, Tonietto falou de forma breve, afirmando que pretende apenas seguir as instruções da presidente. "Espero honrar essa confiança no cargo de primeira vice-presidente na CCJ. (...) Esperamos fazer um bom trabalho ao lado dos nobres pares, dando continuidade a aquilo que a nossa querida presidente nos determinar aqui". Ela também ressaltou ser a primeira vez na história do colegiado em que as duas principais cadeiras são preenchidas por mulheres. A sua eleição se deu sem apoio do governo: apesar de possuir 65 cadeiras efetivas, apenas 34 membros participaram da votação, quase todos eles membros da oposição. A maior parte dos deputados da federação PT-PCdoB-PV e do Psol se retirou antes da votação começar, e, dentre os votos computados, seis foram de abstenção. A votação é secreta, não havendo registro de como votaram os governistas reminiscentes. Chris Tonietto foi eleita com 28 votos favoráveis e seis brancos e nulos.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados CCJ pl Radar do Congresso

Temas

Democracia Congresso Notícia

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Câmara aprova urgência a projeto de punição a participantes de motins

PLENÁRIO DA CÂMARA

Câmara aprova urgência para votação do "ECA digital"

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Câmara pauta urgência para projeto que pune participantes de motins

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo

2

JUDICIÁRIO

Dino veda ações de estados e municípios em tribunais estrangeiros

3

JUDICIÁRIO

Decisão de Dino pode proteger Moraes contra sanções dos EUA; entenda

4

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Veja quem integra o júri do maior prêmio da política brasileira

5

JUSTIÇA ELEITORAL

STF suspende julgamento sobre limite da inelegibilidade

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES