Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Mantega: inflação não vai escapar do controle

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Mantega: inflação não vai escapar do controle

Congresso em Foco

3/5/2011 11:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (3) que a inflação não vai escapar do controle do governo em 2011. Em audiência pública em andamento na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, ele estimou que a alta generalizada nos preços dos bens e dos serviços deve chegar ao teto da meta, de 6,5%. "Temos controle da inflação e temos agido quando necessário", disse o comandante da equipe econômica da presidenta Dilma Rousseff.

Segundo Mantega, o Banco Central está projetando uma inflação de 5,6% em 2011, percentual parecido com o do ano passado - 5,9%. "O governo terá todo empenho para debelar a inflação sem derrubar o crescimento. A arte da coisa é conseguir equilibrar. Derrubar inflação derrubando o crescimento é fácil, não precisa de ministro da Fazenda", disse o economista. Ele ressaltou que a conjuntura internacional não é favorável ao país, em especial às economias emergentes.

"O Brasil não está mal nesta foto. Tem a inflação mais controlada que em outros países", disse. Para o ministro da Fazenda, países produtores de alimentos se descuidaram em aumentar a produção nos últimos anos, o que se conjugou com muitas quebras de safras devido a problemas climáticos e à especulação financeira com as commodities por causa do excesso de dólares decorrente da política monetária dos Estados Unidos. Ele apontou também a alta do petróleo como outro problema a ser enfrentado. "Estamos no pico de petróleo semelhante à crise da década de 70. Não é brincadeira", afirmou.

Mantega disse aos senadores esperar que, a partir deste mês, alguns preços já comecem a cair, em especial o do etanol e o dos alimentos. Uma das medidas para conter o aumento da inflação será o envio de uma medida provisória para enquadrar o etanol como combustível, até então considerado produto agrícola. Desse modo, o etanol passará a ficar submetido ao controle da Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis (ANP). "As chuvas não pararam ainda. São Pedro não está nos ajudando muito", disse, em referência ao preço dos alimentos.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Câmara aprova urgência para votar Código Florestal

Congresso adia votação do projeto do Parlasul

Simon propõe ombusdman para imprensa do Senado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES