Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. A história política de Minas Gerais vai ser contada na TV

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

A história política de Minas Gerais vai ser contada na TV

Congresso em Foco

9/4/2011 7:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Heitor Peixoto*

Não, não se trata de nenhuma nova novela ou minissérie global. Tampouco se refere à transmissão pela TV Senado de discurso de senador mineiro marcando posição (e oposição) ao governo de uma presidente também mineira.
 
Trata-se, na verdade, do programa TV Escola, que a TV Assembleia de Minas leva ao ar a partir da próxima segunda-feira, 11 de abril (com transmissão simultânea pela internet aqui). E o tema da primeira série vai ser a ?História Política de Minas Gerais ? uma introdução crítica?.
 
Veja aqui uma breve amostra do programa

Ao longo de 25 teleaulas, o telespectador percorrerá essa trajetória desde o Brasil Colônia até a reabertura democrática pós-ditadura, seguindo pela árdua tentativa de evolução e fortalecimento do atual sistema político, em que pesem todos os seus vícios.
 
A propósito, por falar em vícios, que o aluno não pense tratar-se o programa de um grande apanhado chapa-branca, por ser produzido no coração do Parlamento mineiro, numa parceria entre a emissora e a Escola do Legislativo. Definitivamente, o apêndice ?uma introdução crítica? ao título do curso não está aí por acaso. O historiador Luiz Fernandes de Assis, que conduzirá as aulas, não se furta em provocar o debate mesmo sobre as mazelas do Legislativo, e sobre a própria existência e atuação desse Poder, tão questionado nos dias de hoje.
 
E mais: avança criticamente e sem melindres por verdadeiras instituições da cultura mineira. Ousa questionar, por exemplo, o mito da mineiridade, essa ?entidade? tão oportunamente propalada na última campanha eleitoral pela presidente Dilma Rousseff. A bem da verdade, que postulante à Presidência em sã consciência não quer estar (ou se mostrar) alinhado com o segundo colégio eleitoral do país?
 
Entre os objetivos desse primeiro TV Escola está o de oferecer uma melhor compreensão dos fenômenos históricos e dos principais acontecimentos políticos da história de Minas, do século XVIII até os nossos dias, buscando a construção da cidadania e a formação política. Isso num formato televisivo, capaz de tornar acessíveis mesmo conteúdos de maior densidade.
 
E por falar em densidade, alguns números do projeto impressionam: 200 horas de gravações em estúdio, 200 horas de trabalho de rua, 100 horas de imagens, 400 horas de edição e pós-produção. Sem falar em vasta pesquisa de recuperação de vídeos e documentários, em centros de documentação, e, é claro, na própria internet.
Em suma: uma empreitada de fôlego e um resultado de surpreendentes conteúdo e qualidade.
 
Como dito, acompanhar o curso não será privilégio só dos mineiros. Há muito, a TV Assembleia do estado já transmite sua programação pela internet em tempo real, 24 horas por dia. É só acessar. E a rede também será a porta para que os alunos possam ampliar o conhecimento. Na comunidade virtual do telecurso, além dos próprios vídeos das teleaulas, haverá ainda textos de apoio, links e fóruns para debate sobre o conteúdo. É só acessar aqui.
 
O TV Escola estreia nesta segunda, dia 11, em três exibições diárias: 6 da manhã, 13h30 e 23hs, com revisão aos sábados, às 8h30, e aos domingos, às 22hs.

*É repórter da  TV Assembleia MG. www.twitter.com/heitor_peixoto

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Fórum

LEIA MAIS

O Código Florestal Brasileiro escamoteia uma reforma agrária

Deus é brasileiro

Abram-se os arquivos da ditadura

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

PRERROGATIVAS PARLAMENTARES

Câmara dos Deputados aprova PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES