Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Serra reúne aliados e lança campanha do 2º turno

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Serra reúne aliados e lança campanha do 2º turno

Congresso em Foco

6/10/2010 20:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37914" align="alignleft" width="300" caption="Serra comemora e traça com aliados, como Aécio e Itamar, estratégia para o segundo turno"]Serra comemora e traça com aliados, como Aécio e Itamar, estratégia para o segundo turno[/caption]

Thomaz Pires

O candidato José Serra (PSDB) lançou oficialmente nesta tarde a campanha para o segundo turno na disputa presidencial. Acompanhado de representantes da coligação "O Brasil pode mais", que envolve PSDB, DEM, PPS e PTB, o candidato, empolgado, fez críticas às estratégias sinalizadas pela adversária Dilma Rousseff, que pretende explorar a discussão sobre privatização nos próximos debates na tentativa de enfraquecer a campanha tucana.

"Eles (PT) pretendem criar factóides e ameaçar nossa campanha com o tema da privatização. Só que na verdade não falam dos bancos privatizados nos últimos oito anos. É mais um trololó que eles deverão tentar explorar nos próximos dias", disse Serra. O candidato recebeu o apoio presencial de figuras até então distantes de sua campanha, como os senadores eleitos Aécio Neves (PSDB-MG) e Itamar Franco (PPS-MG).

Com um discurso nitidamente mais combativo, Serra não economizou palavras para criticar o governo. As acusações de "duas caras" e "falta de decoro" deram sinais de que o candidato deverá adotar uma postura de enfrentamento mais forte neste segundo turno.

A passagem de Serra para o segundo turno, que as pesquisas não previam, alternou os ânimos no ninho tucano. Aécio Neves, por exemplo, que ficou distante da campanha de Serra noi primeiro turno, agora comprometeu-se a estar mais presente no segundo turno. "A minha campanha ainda não terminou. Ela só será encerrada com a vitória neste segundo turno", afirmou o senador, que também engrossou as críticas ao governo. "O país não pode ficar a serviço de um partido (PT). A nossa vitória é pelo bem da democracia", completou.

As alfinetadas contra o atual governo também foram embaladas pelo senador Itamar Franco. Usando da ironia, ele fez menções diretas ao presidente Lula. "Se continuarem tentando nos fazer acreditar em tudo o que é dito, em pouco tempo irão falar que quem abriu os portos do Brasil não foi Dom João VI, mas o presidente Lula".

Propaganda eleitoral

Os aliados de Serra avaliam que o segundo turno deverá possibilitar um confronto mais justo. A vantagem no tempo de propaganda eleitoral, que deverá cair drasticamente na retomada no segundo turno, foi lembrada por diversas vezes nos discursos dos apoiadores de Serra, que prevêem a possibilidade de crescimento na disputa. "Com maior tempo de TV e rádio, teremos outra eleição, que acabou de começar. Portanto, as previsões são mais do que otimistas", avaliou o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckimin.

A discussão sobre o possível apoio da candidata Marina e do PV foi feita de forma indireta. Serra voltou a falar da qualificação e atenção aos assuntos relativos ao meio ambiente.

Pouco antes do encerramento do evento, serra cometeu um ato falho ao falar sobre a legalização do aborto.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

TSE rejeita recursos de Janete Capiberibe

Serra comete ato falho e diz ser a favor do aborto

Governo edita MP para punir vazamentos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES