Rodolfo Torres O presidente do PT-DF, Roberto Policarpo, acredita que o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz sairá vitorioso na prévia deste domingo, onde será definido o pré-candidato da legenda ao governo do Distrito Federal.
“Não é só uma vontade, é uma constatação”, afirma Policarpo, destacando que vem andando nas cidades do DF e percebendo um clima mais favorável a Agnelo. Contudo, o presidente do PT distrital ressalta que caberá à militância do partido escolher entre Agnelo e o deputado federal Geraldo Magela. Roberto Policarpo também ressalta que a disputa interna no partido para a escolha do pré-candidato ao Buriti precisa ser encerrada logo após o término da votação, às 17h de amanhã. “Temos de ter unidade. Seja com Agnelo ou Magela. Espero que o candidato vencido reconheça isso logo após o resultado.” Rachado, o Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal teve uma breve unidade em tornos dos candidatos ao governo e à legenda. Antes do escândalo que fulminou o governo de José Roberto Arruda (preso e afastado do cargo), Agnelo era consenso para disputar o GDF – cujo então governador Arruda mostrava-se praticamente imbatível - e Magela estava certo para uma vaga no Senado.
Contudo, a reviravolta no cenário político de Brasília fez com que Magela decidisse disputar a indicação para o governo do Distrito Federal. Ele argumenta que a decisão partiu depois de receber apelos de petistas e integrantes de partidos aliados. "Fiz diversas reuniões, ouvi muito, refleti bastante e sempre disse que somente recolocaria meu nome se isso fosse bom para o nosso partido", afirmou Magela. “Mas, ao contrário disso, negociaram o nome de Agnelo na minhas costas. Quem quebrou o acordo foi ele”, sustenta.Em debate na última terça-feira (16), Magela não poupou o adversário. “Todo mundo sabe que você teve acesso aos vídeos do Durval. Se soube de tudo, por que não tornou de conhecimento público para desestabilizar a quadrilha montada no governo? O PT precisa de um candidato com ficha limpa”, questionou em referência aos vídeos feitos pelo ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa que demoliram o governo Arruda.“Essa prévia é resultado do processo democrático no nosso partido. Mas nos últimos dias venho sofrendo sucessivos ataques. E não vou aceitar golpes baixo de ninguém”, retrucou o petista, alvo de uma reportagem publicada no último fim de semana pela revista Época que questiona sua evolução patrimonial.
PréviasDas 9 às 17 horas, os militantes petistas utilizarão urnas eletrônicas espalhadas por todo o Distrito Federal para escolher o pré-candidato do partido ao governo local. Segundo Roberto Policarpo, o resultado deverá ser conhecido, no máximo, até às 20h do domingo.Participam da prévia os filiados inscritos no Cadastro Nacional do PT até 21 de março de 2009. De acordo com o site do PT-DF, o resultado da prévia “é imperativo e será homologado em encontro programado para ocorrer até 30 de abril”.