Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/12/2008 15:35
A Câmara dos Deputados aprovou, no início da tarde de hoje (11) uma emenda do Senado ao Projeto de Lei 2105/07, do Poder Executivo, que cria o Regime de Tributação Unificada (RTU) para a importação de mercadorias do Paraguai por via terrestre. O projeto já havia sido aprovado pela Casa em março deste ano, mas retornou após receber emendas do Senado. Agora a matéria segue para sanção do presidente Lula.
O relator da matéria na Câmara, deputado Giacobo (PR-PR), afirmou que a aprovação do RTU prevê alíquotas diferentes para importação de mercadorias, podendo variar entre 9,25% e 42,25%. Os tipos de produtos e a taxação que eles vão ter ainda não foi definido. O projeto permite a criação de um conselho, que ficará com a missão de determinar as faixas para cada um.
Poderão participar do RTU as microempresas com faturamento anual de até R$ 240 mil que fazem parte do Supersimples, regime especial de tributação para micro e pequenas empresas. A intenção do projeto é trazer para a formalidade os sacoleiros. Segundo Giacobo, somente na região de Foz do Iguaçu, espera-se a criação de 10 mil microempresas de importação.
A emenda aprovada isenta de IPI as áreas de livre comércio de Tabatinga (AM), Guajará-Mirim (RO), Brasiléia (AC) e Cruzeiro do Sul (AC). Outras quatro emendas foram rejeitadas. (Mário Coelho)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime