Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Manifestantes continuam protestos contra golpe em Honduras

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Manifestantes continuam protestos contra golpe em Honduras

Congresso em Foco

6/7/2009 15:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lúcio Lambranho

Uma marcha em favor do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, partiu no início da tarde desta segunda-feira (6) da Universidade Pedagógica Nacional em direção a Casa Presidencial, na capital Tegucigalpa.

Segundo informações do jornal El Tiempo de Honduras, os manifestantes se deslocam em um marcha pacífica, mas querem o fim do golpe de estado. "É uma  marcha 100% pacífica, de resistência popular contra os golpistas", disse ao jornal Juan Barahona, coodenador do Bloco Popular, uma das entidades envolvidas com o protesto.

Pelos menos duas pessoas teriam sido mortas ontem em confrontos com a polícia ontem quando o governo impediu o desembarque de Zelaya no aeroporto Toncontín, na capital hondurenha (leia mais).

Logo pela manhã de hoje, o governo fechou o aeroporto da capital para operações comerciais e colocou aviões na pista para impedir novas tentativas de desembraque como a de ontem feita por Zelaya. Segundo as autoridades da Aeronáutica hondurenha, a medida só vale para Tegucigalpa, já que outros aeroportos da cidades de San Pedro Sula, La Ceiba e Roatán continuam funcionando normalmente.

Cerca de 820 pessoas foram detidas em Tegucigalpa e em duas cidades vizinhas por desrespeitarem o toque de recolher decretado na semana passada em virtude da crise política. Segundo a BBC Brasil, o porta-voz da Polícia hondurenha, Germán Rivera, disse que as detenções aconteceram nos últimos dias e que a maioria das pessoas foi solta.
 
Moções de repúdio

Na última quinta-feira, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado aprovou uma moção de repúdio ao golpe em Honduras. Um documento igual está na pauta da reunião desta quarta-feira (8) da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. A moção de repúdio foi sugerida pelo presidente da comissão, deputado Severiano Alves (PDT-BA). Aprovas nas comissões os dois documentos devem ser encaminhados ao Ministério da Relações Exteriores.

O chanceler, ministro Celso Amorim, afirmou, nesta segunda-feira que "a situação dos golpistas em Honduras é insustentável". "Será muito difícil para eles se manterem no poder, porque são muito dependentes da ajuda externa", disse Amorim que acompanhou o presidente Lula em uma visita a Paris.

"Honduras é muito dependente da ajuda dos Estados Unidos, do Banco Mundial e de petróleo. Esse novo governo não tem possibilidade de durar dois ou três meses", disse o chanceler durante entrevista coletiva na capital francesa.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Alencar deixa hospital e relata avanço contra câncer

Antes de reunião do G8, Lula cobra de países ricos decisões econômicas

MPF entra com ação contra agência de Duda Mendonça

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES