Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/3/2009 14:50
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Luiz Fernando Corrêa, afirmou nesta segunda-feira (9) que a instituição deve concluir nos próximos dias o inquérito sobre eventuais vazamentos durante a Operação Satiagraha. “A gente está em apuração. Houve uma matéria jornalística, mas para nós é matéria de investigação ainda não concluída. Nos próximos dias, haverá um relatório conclusivo por parte da Polícia Federal.”, disse Corrêa, após encontro com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Coordenada pelo delegado Protógenes Queiroz, essa operação policial investigou um bilionário esquema de crimes financeiros. Entre os que foram presos pela Satiagraha, estão o dono do Grupo Opportunity, Daniel Dantas; o investidor Naji Nahas; e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Corrêa também descartou que o vazamento de informações tenha partido da PF.
A discussão sobre escutas telefônicas clandestinas foi retomada após reportagem da revista Veja dessa semana. De acordo com a publicação semanal, que disse ter tido acesso ao conteúdo de um computador apreendido na casa de Protógenes, “o delegado centralizava o trabalho de uma imensa rede de espionagem que bisbilhotou secretamente desde a vida amorosa da ministra Dilma Rousseff até a antessala do presidente Lula, no Palácio do Planalto – passando pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo governador José Serra, além de senadores e advogados”.
Ainda segundo Veja, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) estaria sendo grampeado a mando de integrantes do seu próprio partido. Há cerca de um mês, o parlamentar afirmou à publicação que grande parte do seu partido queria corrupção.
Por sua vez, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), pode se reunir-amanhã com o presidente e o relator da CPI dos Grampos para discutir a possibilidade de prorrogação dos trabalhos do colegiado. O relatório do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA ficou pronto, mas a oposição quer prorrogar os trabalhos para investigar a denúncia publicada revista Veja desta semana. (leia mais) (Rodolfo Torres)
Leia também
Protógenes: “PF não quer mexer mais com peixes graúdos”
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora