Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
20/1/2009 11:54
Desde as primeiras horas da manhã, centenas de milhares de pessoas chegaram a Washington para assistir a posse do 44º presidente - primeiro negro - dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama. A expectativa, segundo agências de notícias internacionais, é que mais de 10 mil pessoas, entre civis e militares, devem reunir-se para seguir Obama e o vice-presidente eleito Joe Biden no trajeto de 2,4 quilômetros pela avenida Pennsylvania até a Casa Branca.
A posse de Obama começa às 12h desta terça-feira (15h de Brasília). Ele fará um juramento, em frente do Capitólio, de 35 palavras, o mesmo desde George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos da América, de 1789 a 1797. Depois, Obama falará por cerca de 20 minutos e deve enfatizar a necessidade de uma nova mentalidade para o país. O tema de sua estréia como presidente é "o renascimento da liberdade", em homenagem ao 200º aniversário de Abraham Lincoln. A inspiração também partirá de Franklin Roosevelt, que governou durante a última grande crise.
No início da manhã, Obama e sua mulher, Michelle, tomaram café com o presidente que se despede hoje do cargo, George W. Bush e sua esposa, Laura, antes de todos seguirem, de limusine blindada, até o Capitólio onde haverá a transferência de poder. O democrata e o vice-presidente eleito Joe Biden devem começar o dia com uma tradicional culto matutino na Igreja Episcopal de St. John, nas proximidades da Casa Branca, e encerrar o dia em dez festas de posse que devem ir noite adentro.
A posse deve reunir até 2 milhões de pessoas. O esquema de segurança não tem precedentes e as principais ruas e pontes da capital estão fechadas. Mas isso não diminuiu a excitação da atmosfera festiva no National Mall. (Mário Coelho)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora