Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/5/2009 14:32
Rodolfo Torres
Líderes partidários decidiram nesta quinta-feira (21) que votarão na próxima semana requerimentos de urgência para votar o projeto de lei (PL 4634/09) que prevê o financiamento público exclusivo nas campanhas eleitorais e a proposta (PL 4636/09) que institui a lista fechada nas eleições proporcionais. Por esse sistema, o eleitor votará no partido, e não mais no candidato isoladamente nas eleições para vereador, deputado estadual ou distrital e federal.
A intenção dos parlamentares é analisar inicialmente temas consensuais da reforma política. Para o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), o financiamento público exclusivo é um tema "maduro" na Casa e que tem todas as condições para poder ser adotado a partir das eleições de 2010.
Contudo, o petista se ateve exclusivamente ao financiamento público como exemplo de tema avançado nas negociações entre os parlamentares.
Isso porque a lista fechada nas eleições proporcionais (deputados e vereadores) é combatida abertamente por algumas bancadas. Segundo o líder do PR, Sandro Mabel (GO), além de sua bancada, PP, PSB, PTB e parte do PMDB já se manifestaram contra essa medida.
Já o líder do PSDB, José Aníbal (SP), destaca que a prioridade inicial da reforma política é definir como o sistema eleitoral para a Câmara. A partir de então, temas como lista fechada e financiamento público seriam debatidos.
O tucano indaga se o voto para a eleição de deputado continuará a ser proporcional (onde os partidos têm cadeiras na Câmara conforme a proporcionalidade do número de votos recebidos), distrital (onde o deputado é eleito dentro de um distrito, ou seja, uma região específica), ou majoritário (sistema no qual quem tiver mais votos é eleito, independentemente da votação do partido ou coligação).
"Não está nada maduro. Primeiro é preciso definir a construção da representação política", avalia o oposicionista.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso